Bencatel

Conheça a solução encontrada pela Câmara Municipal para a falta de água em Bencatel (c/som)

Regional 29 Ago. 2017

A Câmara Municipal de Vila Viçosa anunciou recentemente, através de comunicado, a realização de “complexas e demoradas” análises da água de uma pedreira, para que a mesma se possa destinar ao consumo da população de Bencatel.

Devido ao período de seca que se faz sentir em todo o Alentejo, Bencatel, no concelho de Vila Viçosa, viu os furos que abastecem a vila secar, obrigando o município a tomar medidas para fazer chegar este bem essencial a casa das pessoas.

À margem do programa Boletim informativo, transmitido por esta estação emissora esta segunda-feira (28 de agosto), o vice-presidente da Câmara Municipal, Luís Nascimento refere que “não podemos dar qualquer tipo de água às pessoas”.

No concelho, “temos algumas pedreiras que estão continuamente a bombar água para o exterior”, indicando que “é água que não é aproveitada para consumo humano”.

A localização da pedreira e a proximidade a uma conduta de água capaz de transportar água eficazmente são fatores decisivos para que se procure uma solução dentro deste tipo,

No entanto, “é necessário fazer um conjunto de análises químicas e orgânicas para ver em que condições está a água”, acrescentou o vice-presidente do município, sustentando que “são análises que são complexas e demoradas”.

Luís Nascimento adiantou à RC que “a primeira análise já chegou”, acrescentando que, de acordo com o primeiro resultado, “dá-nos garantias que, para já, a água pode ser tratada e consumida”.

Segundo o vice-presidente, as análises à água “variam entre uma semana e um mês”, indicando que é necessário “mais de uma dúzia de resultados”.

Recorde-se que tem sido através da corporação de Bombeiros de Vila Viçosa que os reservatórios que abastecem Bencatel têm recebido água, depois dos esforços efetuados pelo município em tentar captar água em maior profundidade.

 

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Janeiro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31