13.7 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Conheça aqui os premiados “Melhores Vinhos do Alentejo” de 2022

Após uma pausa de dois anos, e em comemoração do anúncio e distribuição de prémios, a Confraria dos Enófilos do Alentejo, entregou os prémios do IX Concurso Melhores Vinhos do Alentejo. A cerimónia ocorreu durante o evento Évora Wine, na Praça do Giraldo em Évora, onde foram entregues os galardões do concurso.

O prémio mais importante foi atribuído ao vinho branco Foral de Évora 2020, da Fundação Eugénio de Almeida. Para receber a medalha de ouro, esteve presente Adília Granadeiro da FEA. Já o vinho tinto vencedor ficou a cargo de Pai Chão – Grande Reserva 2016, da Adega Mayor, que foi entregue a Rita Nabeiro.

Na segunda colocação ficaram a Quinta da Fonte Souto 2020, da Quinta da Fonte Souto, com o vinho branco, a Porta da Ravessa 2021, da Adega Cooperativa de Redondo, com o vinho rosado e Quinta do Carmo 2018, da Bacalhôa Vinhos com o tinto

Para selecionar quais eram os campeões, foram escolhidos 15 jurados, todos especialistas da área vitivinícola. Foram feitas provas e classificações de 124 vinhos, de 31 produtores diferentes. Os produtores participantes do concurso pertenciam às áreas e sub-regiões vinícolas alentejanas.

Para além das medalhas principais, foram também atribuídas 18 menções honrosas, três medalhas de bronze, três de prata e duas de ouro.

O novo Juiz da Mesa, Pedro Luiz de Castro, afirma que “a Confraria continua a defender o Alentejo, a pureza e extraordinária qualidade dos  seus vinhos. Este concurso que organizamos tem como objetivo premiar, não só a qualidade do vinho produzido no Alentejo, mas também dar a conhecer aos consumidores uma nova geração de enólogos e produtores”.

A próxima edição do concurso já está a ser preparada, e esperam-se diversas novidades. O planejamento do evento marca que a X do Concurso Melhores Vinhos do Alentejo irá decorrer em 2023, e a esperança dos organizadores é que a participação dos produtores alentejanos aumente.

Para ler mais sobre o assunto, clique aqui

 

Populares