Alqueva

Conheça nove locais encantadores para visitar no Alqueva

Regional 13 Jan. 2022

Na região da Barragem do Alqueva é fácil deixar-se cativar pelo turismo rural enquanto aprecia os prazeres simples da vida no campo e contempla a natureza.

Tem uma albufeira de 250 quilómetros quadrados, abrange cinco concelhos Alentejanos, possui muitos pontos de interesse e destaca-se em toda a Europa.

O grande lago do Alqueva tem sido uma referência no Alentejo, tendo contribuido para o turismo da região. Descubra alguns dos melhores locais para visitar no Alqueva.

1. Aldeia da Luz

É o ponto de partida perfeito para uma viagem ao passado, que confronta os visitantes. A aldeia localiza-se em Mourão e foi construída de raiz para alojar os moradores da antiga Aldeia da Luz, que foi submersa pelas águas da barragem. Com esta construção, procurou-se fazer uma réplica o mais fiel possível da antiga aldeia submersa.


2. Museu da Luz

Este premiado museu é um espaço de cultura e identidade, que foi construído entre a nova Aldeia da Luz e a margem do Lago Alqueva, com o propósito de promover a identidade, história e paisagem da antiga aldeia submersa pelo lago. O edifício do museu foi construído em blocos de xisto e tem autoria dos arquitetos Pedro Pacheco e Marie Clèment.

3. Castelo de Mourão

Este é um dos muitos monumentos históricos bem conservados que rodeia o Alqueva, tendo o castelo de Mourão uma posição privilegiada junto ao lago, com os seus braços a irromperem por onde antes se viam olivais e vinhas. 

4. Monsaraz

A vila fortificada de Monsaraz está localizada no cimo de uma colina, com vista para a planície alentejana e para o Alqueva. 

5. Observatório Oficial do Dark Sky

O céu do Alqueva foi o primeiro lugar do mundo com o certificado “Starlight Tourism Destination”, atribuído pela Starlight Foundation, já que aqui é possível observar as estrelas com pouca ou nenhuma poluição luminosa. Assim, fazer uma visita ao Observatório Oficial do Dark Sky, que se situa na Cumeada, em Reguengos de Monsaraz é indispensável. 

6. Castelo de Moura

Localizado a sul do Alqueva encontra-se o imponente Castelo de Moura, com a sua torre de menagem datada do reinado de D. Dinis e as ruínas do Convento das Freiras Dominicanas. Dentro das muralhas, encontra um amplo espaço relvado onde pode usufruir do bom tempo e, subindo à Torre do Relógio, terá uma vista única sobre  Moura.

7. Fortaleza de Juromenha
No concelho de Alandroal, vai encontrar a fortaleza de Juromenha, de modelo poligonal e que conta com diversos pontos de observação com vistas únicas para o  Alqueva. 

8. Castelo de Alandroal

Encontra-se situado num ponto mais alto da histórica vila do Alandroal, foi construído ao estilo gótico e é uma obra arquitetónica do reinado de D. Dinis. Pode encontrar vestígios de arquitetura mourisca e lápides góticas comemorativas desta obra na Torre da Cadeia e na Porta Legal.

9. Castelo de Terena

Por entre as ribeiras de Alcaide e de Lucefécit encontra o castelo de Terena, composto por um recinto amuralhado, que fez parte da linha de defesa do Guadiana. A partir da torre, terá vista sobre a planície, sobre a povoação e sobre a barragem de Lucefécit.

C/VortexMag

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Maio 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31