Conheças alguns dos melhores lugares que o Alentejo tem para lhe oferecer

Regional 21 Jan. 2022

O Alentejo cobre uma vasta faixa do território português,  que abrange desde montanhas rochosas, a escarpadas e planícies repletas de campos de trigo,  até belas praias no Oceano Atlântico.

Como foi conquistada e governada por todos os povos, desde os visigodos, romanos, árabes e cavaleiros templários, há uma riqueza de incríveis atrações históricas e culturais para  aproveitar, com muitos castelos e fortificações incríveis no topo das colinas para descobrir.

 

Comporta

Localizada a poucos quilometros de Setúbal e a uma curta distância de carro de Lisboa, a pequena vila costeira da Comporta é um ótimo local para ir, se quiser uma escapadela tranquila entre a natureza gloriosa. Situada numa ponta da Península de Tróia, com o Estuário do Sado de um lado e o Oceano Atlântico do outro, a Comporta é abençoada com belas praias de areia branca. 

Além disso, a Reserva Natural do Estuário do Sado tem algumas dunas de areia icónicas, pântanos e bosques para explorar, com caminhadas, mountain bike e observação de pássaros.

 

Mértola

Empoleirada no topo de uma colina com vista para o rio Guadiana, Mértola é um lugar muito pitoresco para se visitar no Alentejo. Pode ver o seu majestoso castelo antigo elevando-se sobre as paredes caiadas de branco do resto da cidade. Devido à sua localização estratégica, todos os fenícios e romanos, passando pelos mouros conquistaram e deixaram a sua marca na cidade. A majestosa igreja do século XII (era uma vez uma mesquita) é uma de suas principais atrações históricas.

Em Mértola encontrará artefatos fascinantes, achados arqueológicos e arte islâmica.

Moura

Situada no coração de uma área agrícola, a descontraída e fortificada cidade de Moura abriga muitos locais históricos e marcos culturais, com um castelo em ruínas para você explorar ao lado de belas igrejas e edifícios antigos. Com muitos cafés, bares e restaurantes aconchegantes escondidos entre suas pequenas ruas, é um lugar encantador para passar algum tempo, e seu bairro mouro bem preservado é particularmente agradável para passear sem rumo.

Enquanto estiver na cidade, vale a pena fazer uma viagem para ver a Barragem do Alqueva, nas proximidades. É muito impressionante ver a vasta extensão de água que mantém à distância; notavelmente, é uma das maiores barragens da Europa Ocidental.

 

Monsaraz

Com um castelo imponente, bem como vistas maravilhosas sobre a Barragem do Alqueva e a paisagem circundante, a vila de Monsaraz no topo da colina é certamente muito pitoresca. 

As casas caiadas de branco contrastam com os verdes e castanhos da paisagem circundante. Por estar localizada mesmo em frente à fronteira espanhola, Monsaraz ocupa, desde há muito tempo, uma posição estratégica.

 

Beja

Com muitos locais históricos interessantes e impressionantes para desfrutar, Beja, a principal cidade do Baixo Alentejo, é um dos locais a explorar. O seu magnífico castelo no topo da colina é o destaque indiscutível do que está em exibição. Cercado por um mar de campos de trigo cintilantes, a cidade tem alguns museus fascinantes para conhecer, como o Museu Visigótico e o Museu de Eleanor.

Estremoz

Juntamente com Vila Viçosa e Borba, Estremoz é uma das três 'cidades de mármore' do Alentejo. Onde quer que vá, vai encontrar edifícios e monumentos em mármore, com pavimentos, escadarias e calçadas também em mármore.

Como é habitada desde os tempos romanos, há uma riqueza de fascinantes locais históricos para  explorar, com muitas igrejas, capelas e conventos em exibição. Normalmente um local tranquilo e descontraído para visitar, Estemoz ganha vida aos sábados quando o mercado local acontece. Aqui, pode comprar ótimas lembranças, produtos locais e artesanato artesanal.

 

Vila Nova de Milfontes

Situada na foz do rio Mira, Vila Nova de Milfontes está inserida num local absolutamente deslumbrante, com o espetacular Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina a rodear. Devido às riquezas naturais em exposição, muitos praticam passeios a cavalo e caminhadas pelas muitas trilhas que serpenteiam ao longo da costa.

As praias de tirar o fôlego da cidade, atraem os amantes do sol e surfistas durante os meses de verão. O resto do ano, Vila Nova de Milfontes tem uma atmosfera encantadora e descontraída, com alguns bons restaurantes e bares encontrados no seu centro, e um pitoresco porto cheio de barcos de pesca também em exposição.

 

Marvão

Situado no topo de uma colina escarpada na serra de São Mamede, a pequena aldeia de Marvão é abençoada com belas vistas sobre a paisagem circundante, e o próprio povoado é igualmente fascinante. As suas ruelas estreitas serpenteiam entre os edifícios caiados de branco da aldeia, e um fantástico castelo ocupa um lugar de destaque no ponto mais alto do afloramento rochoso.

 

Elvas

Situada a uma curta distância da fronteira com Espanha, Elvas é um local fascinante para visitar. Grande parte da identidade, história e patrimó*nio da cidade foi influenciada por sua proximidade com seu vizinho. Devido ao medo de ser atacado e conquistado, uma série de fortificações e muralhas foram construídas ao redor da cidade fronteiriça, ao lado de um robusto castelo e outras duas fortalezas.

O que antes eram as primeiras linhas de defesa, agora proporcionam alguns passeios fantásticos. O labirinto de ruas estreitas da cidade abriga alguns maravilhosos edifícios antigos e museus, com ótimas lojas, restaurantes e bares também à disposição.

Além de visitar as fortalezas e fortificações, também vale a pena conferir o incrível aqueduto do século XVI de Elvas e a bela catedral de estilo manuelino.

 

Évora

Repleta de impressionantes locais históricos e marcos culturais, Évora,  é um dos locais mais populares para visitar no Alentejo. Com um centro histórico notavelmente bem preservado rodeado por muralhas medievais, é uma bela cidade para se perder, vários palácios elegantes, cada um mais impressionante que o outro.

Um dos pontos turísticos mais espetaculares da cidade é, sem dúvida, a Catedral de Évora, construída em 1200. Apesar de remontar à época pré-romana, Évora ainda tem uma sensação muito viva e jovem, isso se deve em grande parte à sua prestigiosa universidade, que é a segunda mais antiga do país.

 

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Fevereiro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28