Decorreu hoje, pelas 15:30h, a apresentação do livro “A Porta do Sol” da autoria de João Gonçalves, que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Viçosa.
O livro, que trata e fala sobre a história de Vila Viçosa, tem também ligações com Setúbal e Marrocos.
A Rádio Campanário marcou presença na apresentação do livro e falou com o autor, João Gonçalves, sobre a sua obra onde, começou por questionar a ligação entre Setúbal, Marrocos e Vila Viçosa, ao qual o autor referiu que “o livro é um triângulo histórico entre Setúbal, Vila Viçosa e Marrocos. Desde que conheci Marrocos, e eu disse em determinada altura da minha intervenção, que Vila Viçosa voltou a trazer-me aquilo que eu mais gostava na vida, que era a liberdade. Eu fui criado em África, em que os espaço era enorme e depois fui para o norte de Portugal, em que o espaço é lindo, é bonito, mas quando cheguei ao Alentejo foi um deslumbre, porque conseguia andar e ver sempre o horizonte à minha frente e, pela primeira vez, me senti em África, com a liberdade toda que eu precisava. Corri o Alentejo durante anos, até que, através de um amigo, o professor António Canhão, conheci Vila Viçosa e, nessa vivência, fiz a promessa de que, no próximo livro que escrevesse, Vila Viçosa ia entrar na história, e assim entrou”.
Questionado se existiria mais alguma obra a ser preparada, João Gonçalves contou-nos que tem escrito “O Silêncio das Palavras”, “falta-lhe fazer uma revisão textual e, em breve, deverei lançá-lo. Este livro é uma história completamente diferente, todos os meus livros são diferentes uns dos outros. Fascina-me muito a cultura dos povos, gostava de conhecer a cultura de todos os povos do mundo, para o poder compreender. Neste caso em concreto “O Silêncio das Palavras”, é uma história que se cruza, com um país chamado Lesoto, que é um enclave da África do Sul e a história passa pelo apartheid, é uma parte amorosa que enfrenta essa parte difícil e injusta do apartheid. Esse livro para além do Alentejo, da sua beleza e também de algumas coisas que sou contra e que se passam neste momento no Alentejo, nomeadamente ao nível climático e ambiental e referir também a fauna e flora, a história vai buscar um pouco de tudo isso. É uma história que eu acho bonita, apesar de ser contra alguns interesses instalados neste momento”.
09 Jun. 2023 Regional
09 Jun. 2023 Regional
09 Jun. 2023 Regional
09 Jun. 2023 Regional
09 Jun. 2023 Regional