O Palácio de Dom Manuel, na cidade de Évora é o palco escolhido para a abertura da edição 2021/22 de Conversas com Ciência, convidando a historiadora Mafalda Soares da Cunha, professora do departamento de História e investigadora no CIDEHUS, da Universidade de Évora, a apresentar exemplos de insubmissão e revolta no Império Português (1500-1850). Com episódios até então desconhecidos do público, Mafalda Soares da Cunha destaca nesta sessão pessoas de categorias sociais desfavorecidas e discriminadas que participaram nos processos de transformação social, conforme nota de imprensa enviada à nossa redação.
Numa sessão aberta ao público, agendada para o dia 7 de dezembro, pelas 18h, Mafalda Soares da Cunha mostra "Mouriscas na ribeira de Setúbal, escravizados que lideraram revoltas, indígenas a defender as suas visões do mundo, mulheres negras a protestar em Lisboa, aldeias de Goa a rejeitar a cristianização, religiosas a desafiar as autoridades e lutas contra governadores coloniais". Estes são alguns dos exemplos de histórias de resistência aos poderes estabelecidos que ocorreram em vários lugares do império português entre 1500 e 1850.
“A ideia é desocultar três séculos e meio de revoltas, insurreições, motins, desacatos, altercações, levantamentos, fugas que não fizeram História, mas podem abrir caminho para uma melhor compreensão do processo e do desenvolvimento histórico. Estes casos “são o ponto de partida para mostrar como pessoas de categorias sociais desfavorecidas e discriminadas participavam nos processos de transformação social” afirma a historiadora da academia eborense.
Esta é a vigésima quinta Conversa com Ciência, apenas uma das muitas rubricas do Projeto Missão Ciência e Arte, cujo balanço é “muito positivo”, envolvendo mais de 2000 participantes em diversos espaços da cidade.
A anteceder esta Conversa, estarão Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora e Alexandre Varela, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, que farão o balanço desta iniciativa conjunta, onde será ainda dado a conhecer o programa para o ano letivo de 2021/2022 do projeto Missão Ciência e Arte, a decorrer desde 2016, onde o Conversas com Ciência se insere. Este projeto é uma parceria entre a Universidade de Évora e a Câmara Municipal de Évora, com o objetivo principal de estimular o gosto pela Ciência, pela descoberta e pelo saber. Transmitir o que é a ciência e o que fazem os cientistas, nas mais diversas áreas do saber, das artes às ciências e às letras, tem reunido centenas de participantes, desde o público juvenil, escolar ao público em geral.
Mafalda Soares da Cunha é professora de História Moderna no Departamento de História, Escola de Ciências Sociais, da Universidade de Évora. Doutorada em História pela Universidade de Évora é investigadora no Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS). Os seus trabalhos centram-se na história social e institucional de Portugal e do seu império na época moderna, sobre os quais publicou numerosos textos. Entre os seus livros destacam-se "A Casa de Bragança'' (1560-1640), Práticas Senhoriais e Redes Clientelares (Lisboa, 2000), a coautoria, com Leonor Freire Costa, de D. João I (Lisboa, 2008) ou a coordenação de Resistências. Insubmissão e revolta no império português (Lisboa, 2021).
25 maio 2022 Regional
25 maio 2022 Regional
25 maio 2022 Regional
25 maio 2022 Regional
25 maio 2022 Regional
25 maio 2022 Regional
25 maio 2022 Regional