A Associação “Eborae Mvsica” está a realizar, em articulação com a Câmara Municipal de Évora, em novembro e dezembro, o XVIII Ciclo de Concertos "Música no Inverno” uma atividade destinada a enriquecer a oferta cultural da cidade nos meses de inverno. Também tem como objetivo a apresentação de composições dos secs XX e XXI.
No dia 1 de dezembro , às 18h00 – Coro Ricercare, direção de Pedro Teixeira, durante o qual será apresentada a obra vencedora da edição deste ano do Concurso de Composição “2ª Escola de Évora|Eborae Mvsica” e será entregue o prémio ao vencedor Miguel Carvalho; o júri deste concurso foi constituído por Eurico Carrapatoso, João Nascimento e Pedro Faria Gomes.
Programa:
Da pacem Arvo- Pärt ; A Child’s Prayer-James MacMillan; Dona nobis pacem- Daniel Elder; The world on fire- Phillip A. Cooke; Song for Athene - John Tavener; Missa Brevis - Miguel Carvalho: Kyrie, Gloria, Sanctus, Agnus Dei; Nunc dimittis- Gustav Holst.
Coro Ricercare - O trbalho de expressão, fusão e qualidade vocal fazem das suas atuações verdadeiros momentos marcantes. O grupo integra na sua formação jovens músicos de diversas proveniências curriculares: Escola de Música do Conservatório Nacional, Instituto Gregoriano de Lisboa e Escola Superior de Música de Lisboa, entre outras. A procura incessante de um resultado de excelência na música coral que desde sempre pautou o seu trabalho, tem feito com que o Coro Ricercare se tenha vindo a destacar há vários anos como um coro português de referência. Desde a sua fundação, o Coro Ricercare dedica grande parte da sua atividade à interpretação de nova música portuguesa, tendo estreado mais de 80 obras de compositores nacionais desde a primeira edição de “Jovens Compositores Portugueses” em 2006, junto com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, a orquestra da Ricercare. Foi criado em 1996 pelos maestros Carlos Caires e Paulo Lourenço, e é dirigido desde 2001 por Pedro Teixeira
Pedro Teixeira- Nasceu em Lisboa. É Mestre em Direcção Coral pela Escola Superior de Música. É, desde 2021, maestro adjunto do Coro Casa da Música. Desde que começou a dirigir em 1997, Pedro tem desenvolvido uma intensa atividade coral com os grupos com que trabalha, e é reconhecido pelas suas interpretações intensas e expressivas do repertório coral É professor na Escola Superior de Música de Lisboa e na Escola Superior de Educação de Lisboa. De 2011 a 2014 foi convidado pela Fundação Gulbenkian para preparar vários programas do Coro Gulbenkian como maestro convidado.
Os próximos Concertos serão, sempre às 18h00: Em dezembro no dia 3 – “Syrinxello” com António Carrilho – (flautas de bisel), Katharine Rawdon – (flautas transversais) e Catherine Strynckx – (violoncelo); no dia 4 terá lugar um Recital de Piano por Mauro Dilema; o ciclo terminará no dia 11 com o Concerto de Natal pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, dirigido pelo Maestro Emanuel Vieira.
06 Fev. 2023 Regional
06 Fev. 2023 Regional
05 Fev. 2023 Regional
05 Fev. 2023 Regional
05 Fev. 2023 Regional