Imprimir esta página

Alentejo

Covid-19: 42% das Empresas do Alojamento e Restauração Subsistem Apenas mais 5 Meses

Covid-19: 42% das Empresas do Alojamento e Restauração Subsistem Apenas mais 5 Meses Foto: Rui Minderico
Regional 28 Nov. 2020

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), afirma que 42% das empresas do Alojamento e Restauração só aguentam atividade laboral durante mais 5 meses.

Estas são percentagens divulgadas pelos resultados do Inquérito Rápido e Excecional às Empresas – COVID-19, lançado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em parceria com o Banco de Portugal.

Segundo comunica a AHRESP, a situação empresarial é dramática, com especial enfoque nos setores da restauração e similares e do alojamento turístico. Assim, foram ainda divulgados os seguintes dados:

  • 10% das empresas planeiam reduzir os postos de trabalho até ao final do ano. No Alojamento e Restauração, a proporção de empresas que planeia reduzir os postos de trabalho aumenta para 35%;
     
  • 42% das empresas de Alojamento e Restauração afirmam só conseguir subsistir sem medidas adicionais de apoio durante cerca de 5 meses;
     
  • Como medidas mais importantes a adotar, as empresas do Alojamento e Restauração destacam o alargamento ou reposição do Lay-off  simplificado e a suspensão de obrigações fiscais e contributivas.