A Câmara Municipal de Santiago do Cacém anunciou que vai renovar até março deste ano as medidas extraordinárias e de caráter de urgência para apoio social e económico, face à pandemia de COVID-19.
“Perante a situação epidemiológica que se verifica em Portugal, têm-se justificado as medidas adotadas pela autarquia que tiveram como objetivo, não só prevenir, conter e mitigar a transmissão da infeção, como também minimizar os efeitos colaterais da pandemia”, disse o município, em comunicado.
Agora, a autarquia aprovou a terceira renovação das medidas extraordinárias e de caráter urgente para o apoio social e económico no combate à pandemia.
Estas vão abranger os meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, "para que a atual situação epidemiológica tenha o menor impacto possível na transmissão da doença e no rendimento das famílias", justificou.
A isenção do pagamento de rendas aos espaços municipais, arrendados ou concessionados, para fins comerciais integrados nos setores que foram encerrados é um dos apoios concedidos pelo município.
Outra das medidas é a redução de 50% do pagamento de rendas referentes aos espaços municipais, arrendados ou concessionados, para fins comerciais integrados nos setores de restauração, bebidas e afins.
Estão ainda previstas isenções do pagamento das tarifas de água, saneamento e resíduos sólidos nos tarifários sociais e de famílias numerosas e do pagamento das tarifas dos serviços de abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos para todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), bem como para as associações de bombeiros.
A autarquia entendeu ser necessário continuar com o fornecimento de soluções desinfetantes em todos os dispensadores dos terminais de multibanco do concelho, instalados em espaço exterior, e com a campanha “Ajude a Economia Local, compre no Comércio Tradicional”.
As medidas incluem igualmente a entrega de duas máscaras reutilizáveis, por mês e por pessoa, a beneficiários do rendimento social de inserção e a beneficiários de pensão social do regime não contributivo.
De acordo com a câmara municipal, as medidas adotadas até agora “tiveram, manifestamente, impactos positivos no controlo da pandemia” no concelho de Santiago do Cacém.
31 Mar. 2023 Regional
31 Mar. 2023 Regional
31 Mar. 2023 Regional
31 Mar. 2023 Regional