A Câmara de Portalegre vai reforçar as equipas de Saúde Pública com três funcionários municipais por forma a colmatar as dificuldades sentidas na identificação das cadeias de transmissão do concelho.
Segundo adiantou a presidente da Câmara Adelaide Teixeira, esta quarta-feira, dia 2,e conforme notícia avançada pelo Jornal Alto Alentejo, “essas pessoas já foram fazer teste para que possam iniciar amanhã [quinta-feira] as suas funções junto da Saúde Pública, esperando que possamos assim ajudar principalmente na identificação das cadeias de transmissão e na actualização de todos os mapas».
A autarca justificou que este reforço surge após uma reunião da estrutura da Protecção Civil em que, «mais uma vez, nos apercebemos, tendo em conta o número de casos activos no concelho e no distrito, das dificuldades que a Saúde Pública tem em termos de recursos humanos», disse, acrescentado que este reforço vai ser protocolado com a USLNA e está inserido numa política de colaboração que «o Município tem desde o início com todas as entidades no sentido de combater esta pandemia».
Adelaide Teixeira, em declarações aos jornalistas, deixou ainda a um apelo à população para que cumpra as regras emanadas pelas autoridades de saúde, nomeadamente o uso de máscara, o distanciamento social e a higienização das mãos. «Esta é a melhor forma de ajudar» a entidades que estão na linha da frente, frisou a edil portalegrense, sublinhando que «todos temos de ser reesposáveis».
Adelaide Teixeira pediu ainda que se evitem os contactos sociais e familiares, uma vez que foram «identificados como as principais fontes de contágio». «Aquilo que peço é que a população limite ao máximo esses contactos, mesmo com a família. Sabemos que é complicado, é terrível, principalmente agora no Natal, não podermos estar junto do nosso familiar, mas será pior se depois tivermos que lhes dar assistência. A melhor forma de nos preservarmos a nós e aos outros é limitar os contactos», repetiu, lembrando que «todos somos agentes de saúde pública».
Questionada quais as medidas que estão a ser implementas por forma a prevenir a propagação da pandemia no concelho, Adelaide Teixeira referiu que, além das medidas impostas a nível nacional, a Câmara vai manter suspensas a realização dos mercados mensais e, enquanto vigorar o Estado de Emergência, todos os eventos promovidos pelo Município.
Deu ainda conta de que «estamos a reforçar as IPSS´s também com recursos humanos, através do programa MAREEs» e «temos à disposição a população um número (961 940 451) por forma a satisfazer as necessidades de quem mais precisa neste momento».
De acordo com Adelaide Teixeira, há ainda possibilidade, «como medida profiláctica e sempre em articulação com a ULSNA de podermos ter que recorrer a testes antigénios (testes rápidos)», sublinhando que esta «não será nunca uma iniciativa isolada do município. Podemos até pensar, mas tem que ser a saúde pública a avaliar os casos».
A autarca disse também que o Município vai pedir às superfícies comerciais para que reforcem as medidas de prevenção, bem como reforçar a sensibilização junto dos jovens para que cumpram as regras das autoridades de saúde. A Câmara vai ainda continuara a comparticipar a realização de testes de despistagem à COVID à IPSS´s, através de um protocolo com a CIMAA via Cruz Vermelha, vai manter activa a estrutura de apoio à COVID-19 no Pavilhão Municipal.
De acordo com Adelaide Teixeira o objectivo da Câmara «é controlar a pandemia no seio da comunidade, que neste momento ainda não está controlada», mas para isso «é preciso que todos tenham os comportamentos adequados».
Recorde-se que à data de hoje Portalegre tem 264 casos ativos.
04 Jul. 2022 Regional
04 Jul. 2022 Regional
04 Jul. 2022 Regional
04 Jul. 2022 Regional
04 Jul. 2022 Regional
04 Jul. 2022 Regional
04 Jul. 2022 Regional