×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
Imprimir esta página

Cabeco de Vide

COVID-19: Fernando Rocha testa negativo e deixa agradecimento às águas das Termas de Cabeço de Vide (C/VÍDEO)

Regional 11 maio 2020

Fernando Rocha anunciou, num vídeo publicado nas redes sociais, este domingo, dia 10 de maio, que o sétimo teste à COVID-19 deu negativo e deixou um agradecimento às águas das Termas da Sulfúrea, em Cabeço de Vide.

Segundo o humorista, “durante esta semana eu bebi dessa água. Não sei que efeito é que essa água fez em mim, mas o que é certo é que me curou e que me deu negativo. Talvez me ajudasse a limpar os vestígios do vírus que ainda tenho dentro de mim".

Fernando Rocha deixou um agradecimento a todos os profissionais de saúde e ainda ao presidente da Junta de Freguesia de Cabeço de Vide, João Olaia, e ao colaborador da Freguesia, Armando Beleza, que “vieram das Termas de Cabeço de Vide, Alentejo, entregar-me uma água que tem um grau de alcalinidade muito elevado”.

As águas das Termas de Cabeço de Vide têm sido alvo de investigações internacionais, devido ao seu pH de 11,5. As propriedades terapêuticas das águas minerais naturais da zona são conhecidas e usadas há centenas de anos, mas, em 2000, o então diretor técnico das Termas da Sulfúrea solicitou ao Instituto Superior Técnico (IST) um estudo para melhor as conhecer e preservar. As águas captadas na nascente Ermida das termas começaram a despertar maior a atenção das universidades portuguesas e internacionais (Itália, Japão, EUA), e a NASA.

A água de Cabeço de Vide não está indicada para beber, salvo em pequenas quantidades e apenas por indicação médica, já que tem um pH de 11,5 e o limite para consumo humano situa-se nos 9,5. Tem, no entanto, propriedades terapêuticas – sobretudo associadas aos elevados níveis de enxofre – que resultam da sua interação com a pele e o sistema respiratório, e das quais é possível usufruir nas Termas da Sulfúrea.