10.9 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Covid-19: Lares começam vacinação em janeiro, mas apenas naqueles sem surtos ativos

A Ministra da Saúde, Marta temido, disse hoje que está previsto começar a vacinação Covid-19 em lares no início de janeiro, mas explicou que nas unidades com surtos ativos isso só acontecerá quando estes estiverem resolvidos.

“Neste momento está a ser concluído o processo de identificação das estruturas residenciais para idosos que são objeto desta administração, sendo certo que há uma circunstância que temos de ter presente, que são as unidades que têm surtos, que não serão alvo de vacinação enquanto o surto se mantiver ativo, por uma questão de segurança”, disse Marta Temido, que falava no Hospital Curry Cabral.

A ministra falava depois de ter assistido à vacinação de duas enfermeiras do Curry Cabral e do diretor do serviço de infeciologia desta unidade hospitalar, Fernando Maltez.

É de salientar ainda que Marta Temido disse que o Governo estima que as mais de 70.000 doses da vacina da Pfizer que hoje chegaram a Portugal, possam ser usadas na administração na comunidade, em lares – seja em profissionais que aí trabalham ou em residentes -, mas também nas unidades da rede nacional de cuidados continuados integrados.

“O que é importante é que tenhamos em mente o pressuposto de que a capacidade de os países administrarem vacinas depende da capacidade da indústria farmacêutica em entregar essas vacinas”, afirmou, explicando que o processo é complexo e prevê entregas em dezembro e ao longo das quatro semanas de janeiro.

 

(Fonte: Lusa)

Populares