×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63

Portalegre

COVID-19: Município de Portalegre prepara distribuição de máscaras não cirúrgicas à população

Regional Escrito por  16 Abr. 2020

Em comunicado a Câmara Municipal de Portalegre informa que está a adquirir os materiais e componentes necessários para produzir máscaras que irão ser entregues à população.

"Apesar de continuar a defender e a recomendar a permanência em casa por motivos de segurança e saúde pública, a Câmara Municipal de Portalegre está a preparar a distribuição de máscaras do tipo não cirúrgico à população do concelho, numa ação concertada com um grupo de voluntárias, que se disponibilizou para a sua confeção.

Estas máscaras sociais ou comunitárias caracterizam-se por serem confecionadas em algodão e reutilizáveis após uma higienização adequada. A Câmara está a adquirir todos os materiais e componentes no Comércio Tradicional, sendo depois entregues ao grupo que vai produzir as máscaras.
Esta decisão surge na sequência das recomendações emanadas recentemente pelo Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças, que considera o uso de máscara em espaços interiores fechados como uma medida complementar de proteção contra a COVID-19, sobretudo para quem se encontra em espaços fechados como supermercados, transportes públicos ou locais de trabalho que obriguem a uma maior proximidade entre as pessoas.

Realçamos que, devido à sua escassez e conforme recomendação das entidades oficiais, a utilização de máscaras cirúrgicas e respiradores N95 ou FFP2 devem continuar reservadas para os profissionais de saúde e outros trabalhadores já identificados. A utilização de máscaras pela população deverá ser vista como um ato de altruísmo, já que quem a utiliza não fica mais protegido, contribui, isso sim, para a proteção das outras pessoas.

A produção deste equipamento de proteção não pretende, de forma alguma, transmitir uma mensagem de falsa segurança. Continuamos a apelar ao bom senso de todos os munícipes, pedindo que permaneçam em casa, saindo apenas por motivos de necessidade justificada. Esta medida está integrada num plano mais global que será adotado imediatamente após o abrandamento das medidas de confinamento. 

Oportunamente divulgaremos quando e de que forma será feita a distribuição das máscaras pela população do concelho. Nesta fase, importa agradecer a quem se ofereceu para confecionar estes equipamentos de forma completamente altruísta e solidária.

Lembre-se que somos responsáveis uns pelos outros e que os nossos gestos podem salvar vidas.
Em defesa de todos e para conter a propagação da COVID-19, se puder fique em casa. Portalegre agradece".

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30