13.7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

COVID-19: “No Alentejo já foram realizados mais de 23 mil testes, o trabalho da saúde tem feito toda a diferença” diz Jorge Seguro Sanches (c/som)

A Rádio Campanário esteve presente, na manhã de hoje, na apresentação dos dados do combate à COVID-19 no Alentejo, feita por Jorge Seguro Sanches, Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional e Autoridade de Coordenação da Situação de Calamidade na região do Alentejo.

O Secretário de Estado revelou que “de todos os 268 infetados registados pela DGS, há hoje menos de 30 casos ativos, o que corresponde a uma taxa de recuperação elevada”.

É sublinhado o “excelente trabalho” de todos os profissionais de saúde que estão na linha da frente “quer nos Hospitais ou nas unidades de Saúde Pública”.

Quanto ao desenvolvimento da situação epidemiológica desde março, “foram alocados recursos materiais e humanos para assegurar uma ação concertada entre as Autarquias Locais e Comunidades Intermunicipais, a Administração Regional de Saúde e as Autoridades de Saúde Pública, os serviços desconcentrados da Segurança Social, as Instituições Particulares de Solidariedade Social, as escolas e as instituições do ensino superior e politécnico, as corporações de Bombeiros, a Proteção Civil, as Forças Armadas, as Forças e Serviços de Segurança Pública, bem como muitas entidades do setor associativo, empresas e cidadãos anónimos”, referiu Jorge Seguro Sanches.

Desde o início da pandemia e até ao dia de ontem, 8 de junho, “foram realizados mais de 23 mil testes à COVID-19, o que significa que cerca de 5% da população do Alentejo já foi testada”.

Quanto aos grupos de maior risco, já foram testados cerca de 11.693 profissionais e utentes de cerca de 318 instituições, como lares de idosos, unidades de cuidados continuados, serviços de apoio domiciliário e centros de atividades ocupacionais.

“A taxa de infeção revelada foi de cerca de 0,03%. Nas creches foram realizados cerca de 2.069 testes a profissionais de 140 instituições, não tendo havido registo de qualquer caso positivo de COVID-19. Os dados mais recentes indicam que se encontram ativos menos de 30 casos, assistindo-se à contenção da evolução da linha de casos confirmados, para a qual contribuiu o comportamento cívico dos alentejanos. Este deverá manter-se nesta nova fase de regresso aos locais de trabalho, abertura do comércio e da época balnear, bem como a cooperação entre todas as entidades”, explicou.

Populares