24.8 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

COVID-19: Ponte de Sor prevê investimento de 500 mil euros na economia, saúde e segurança do concelho

O Município de Ponte de Sor prevê investir cerca de 500 mil euros nas áreas da saúde, segurança e economia, na sequência do combate à pandemia de COVID-19. De acordo com a Agência Lusa, a autarquia indicou que os investimentos foram aprovados por unanimidade em reunião do executivo municipal.

Entre os investimentos contam-se o aluguer de infraestruturas para criação de uma “área dedicada à COVID- comunitária”, junto ao serviço de urgência básica, e a aquisição de materiais e serviços especializados.

O município está a adquirir equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas, gel desinfetante e fatos de proteção, para reforçar os serviços de Proteção Civil as IPSS´s do concelho, além de estar a equipar os funcionários municipais que realizem serviços essenciais.

A par de uma campanha de higienização nos espaços públicos de maior concentração de pessoas, a autarquia prevê a criação de uma bolsa de voluntariado, em articulação com as juntas de freguesia, para apoio a idosos e população com maiores dificuldades e carências, assim como o reforço do apoio aos bombeiros voluntários, associações e instituições particulares de solidariedade social.

Quanto aos setores social e económico, a câmara anunciou a prorrogação dos prazos de pagamento das rendas mensais dos espaços comerciais e empresariais pertencentes ao município, a liquidar em 2020, até ao dia 31 de dezembro, sem penalização ou qualquer agravamento.

Até ao final deste ano, foi também decidida a isenção do pagamento das taxas dos mercados e feiras e a prorrogação do pagamento das rendas mensais de imóveis municipais destinados à habitação, sem penalização ou qualquer agravamento.

A autarquia anunciou também a isenção do pagamento das taxas de ocupação da via pública, de licenciamento e averbamento de veículos afetos ao transporte em táxi, de esplanadas, de renovação de estabelecimentos comerciais e de restauração e de pagamento de parquímetros, bem como a suspensão de pagamentos de coimas relativos a processos de contraordenação até ao dia 30 de setembro.

O pacote de medidas para os empresários inclui a disponibilização do Gabinete de Inovação e Planeamento Estratégico com o objetivo de “minimizar” os efeitos da paragem económica “abrupta”, além do estímulo à recuperação económica no concelho.

Populares