Imprimir esta página

Mora

Covid-19: Sobe para 16 o número de óbitos do surto no lar de Cabeção

Regional 04 Jan. 2021

O número de óbitos no surto de covid-19 existente num lar em Cabeção, no concelho de Mora (Évora), subiu para 16, com a morte de mais uma utente, revelou esta segunda-feira a direção da instituição.

"No domingo, registámos a morte de mais um dos nossos utentes, uma senhora, com perto de 90 anos” conta Joaquim Mansinho Gens, da direção do Lar da Associação de Cabeção de Solidariedade aos Trabalhadores Idosos (ACSTI) à agência Lusa.

O surto de Covid-19 da ACSTI, já infetou 90 pessoas da instituição, mais precisamente 55 idosos, dos quais 16 faleceram, e 35 funcionários.

Segundo avança a Lusa, atualmente existem 39 casos ativos de infeção entre os utentes e 34 entre os funcionários, porque “uma já recuperou e teve resultado negativo no teste”, explicou o elemento da direção do lar.

Segundo o responsável, a ACSTI está a “testar os funcionários” que ficaram infetados para “ver se já há mais algum recuperado”, para que possa regressar ao trabalho e “reforçar o apoio aos utentes e permitir dar folgas e descanso” aos trabalhadores que “têm estado em funções ininterruptamente”.

"Também contamos agora com o apoio de três auxiliares enviados pela Cruz Vermelha e já conseguimos que um dos nossos enfermeiros conseguisse iniciar o serviço”, acrescentou Joaquim Mansinho Gens em declarações à Lusa.