15.9 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Covid-19: Uso de máscara obrigatório até 12 de setembro mesmo com 70% da população vacinada

O uso de máscara na rua sempre que seja impossível o distanciamento físico continuará a ser obrigatória até 12 de setembro, mesmo que a 2.ª fase de desconfinamento chegue mais cedo.

A notícia é avançada pelo  “Jornal de Notícias”,  não estando no entanto de parte uma iniciativa legislativa do Governo para prolongar o uso de máscara na rua após o 12 de setembro.

Recorde-se que, tal como a Rádio campanário noticiou, a utilização de máscara na via pública, estava prevista deixar de ser obrigatória a partir de setembro, exceto em situações de ajuntamentos, segundo o novo plano de desconfinamento apresentado hoje pelo primeiro-ministro.

Esta é uma das medidas que faz parte destas novas três fases de desconfinamento. A medida faz parte da segunda fase do plano, prevista para o início do mês de setembro, quando o Governo antecipa que 70% da população portuguesa tenha já a vacinação completa. António Costa diz que deve haver bom-senso: “se estamos sozinhos na rua, não precisamos de usar máscara; se estamos num grande ajuntamento, é evidente que temos de usar máscara”.

O gabinete da ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva – que se encontra à frente do Executivo nas férias do primeiro-ministro António Costa – disse, entretanto,  que a antecipação da 2.ª fase será discutida no próximo Conselho de Ministros agendado para 26 de agosto. Contudo, frisou que o fim da obrigatoriedade do uso de máscara pode só acontecer depois do dia 12 de setembro.

A medida está em vigor conforme legislado pela Assembleia da República e o primeiro plenário após as férias está agendado para dia 15. 

Fonte: Jornal de Notícias

 

Populares