03 Dez. 2021
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-23:00

COVID19

Covid19:Uso obrigatório de máscara e alunos a regressarem á escola mais tarde! Conheça as novas medidas!

Regional 25 Nov. 2021

O conselho de ministros reunião hoje e o governo aprovou as novas medidas de combate à pandemia.

António Costa começou por dizer que, graças ao esforço dos cidadãos, Portugal é o país da Europa com maior taxa de vacinação. Aspeto que se reflete no menor número de óbitos e de internamentos.

Natal será um momento de risco. Aumento de contágios deixa país acima da linha vermelha.” adiantou ainda António Costa.

Assim, das decisões tomadas constam as seguintes medidas:

-Reforçar o esforço de vacinação, através da dose de reforço em pessoas elegíveis: com mais de 65 anos e com segunda dose há mais de cinco meses; pessoas com prescrição médica para vacinação e cidadãos que estiveram infetadas e estão recuperadas.

O Primeiro Ministro diz ainda que o Governo adquiriu atempadamente o número de vacinas necessárias para vacinar os portugueses. Com a luz verde da EMA à vacinação de crianças dos 5 aos 11 anos, Costa diz que o Governo está preparado para vacinar as cerca de 637 mil crianças dessa faixa etária. O primeiro lote de 300 mil vacinas chega a Portugal a 20 de dezembro e em janeiro chegarão mais 400 mil, para se for necessário vacinar crianças.

-Sempre que possível devem ser feitos autotestes, especialmente antes de as famílias se juntarem.

-Sempre que possível o teletrabalho é recomendável.

-Elevar o nível de alerta para situação de calamidade.

- Máscaras obrigatórias em todos os espaços fechados.

- O certificado digital passa a ser obrigatório em restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local, eventos com lugares marcados e ginásios.

- O teste negativo passa a ser obrigatório (mesmo para vacinados) em visitas a lares, vistas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde, a grandes eventos(incluindo jogos de futebol) sem lugares marcados ou em recintos improvisados, recintos desportivos, discotecas e bares.

- O teste negativo também passa a ser obrigatório para todos os voos que cheguem a Portugal, seja qual for a origem ou nacionalidade do passageiro. Cada passageiro que seja desembarcado sem teste vai ser autuado em 20 mil euros.

Na semana de 02 a 9 de janeiro haverá uma semana de contenção de contatos e onde se aplicará:

-teletrabalho obrigatório;

-encerramento de bares e discotecas;

-Recomeço das aulas apenas a 10 de janeiro com a devida compensação nas férias do carnaval e páscoa, aplicando-se esta medida a todos os graus de ensino e às atividades dos ATL.

Antonio Costa concluiu lembrando ainda que o aumento da vacinação não significa o fim da pandemia, apelando à responsabilização individual dos portugueses. "Todos queremos ter um Natal em segurança".

Se as medidas não resultarem , António Costa responde "temos de estar atentos à evolução da pandemia e que o Governo vai tomar "as medidas estritamente necessárias que tenham de ser aplicadas para proteção da saúde e vida em comunidade".

"Mais do que confiança nas normas, tenho confiança no comportamento individual de cada um. Acho que todos já aprendemos o suficiente ao longo destes dois anos", Terminou António Costa,

As novas medidas entram em vigor a 01 de dezembro.

 

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31