A Federação de Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre organizou, no dia de ontem, no município do Crato, o Festival de Bandas Filarmónicas do Alto Alentejo em Homenagem póstuma a Carlos Alberto Girão Ferreira.
O programa contou com a participação de oito bandas filarmónicas que desfilaram pelas freguesias do concelho em arruada.
No Campo 1º de Maio, realizou-se a homenagem póstuma a Carlos Alberto Girão Ferreira, um dos maiores percussionistas do seu tempo e uma figura ímpar da história da Filarmónica do Crato, com desfile e atuação conjunta na interpretação dos temas “O Girão” e Hino da Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre.
Este evento foi apoiado pela CIMAA, pela Câmara Municipal do Crato e pelas Juntas de Freguesia do Concelho do Crato.
Carlos Alberto Girão Ferreira nasceu em Lisboa em 13 de novembro de 1942 e faleceu em Portalegre a 9 de junho de 2021. Com um ano de idade foi viver para a vila do Crato aquando da entrada do seu pai, João Augusto Ferreira, como maestro da Banda Municipal Cratense. Em 1949, com apenas 7 anos, iniciou os seus estudos na banda referida onde tocou praticamente todos os instrumentos embora a sua base tenha sido o saxofone.
Após um vasto percurso por várias bandas e orquestras e após a sua aposentação escolheu o Alentejo para viver com a sua esposa (natural do Crato) na vila de Sousel e mais tarde na vila do Crato, tendo colaborado desde sempre com a sua banda de origem até ao final dos seus dias.
Em terras alentejanas, granjeou enorme simpatia, não só pelas suas qualidades ímpares como músico mas, também, pela sua simpatia e bonomia, sempre com uma palavra de incentivo para todos os músicos e maestros. Sempre que via ou ouvia alguém tocar um instrumento os seus olhos brilhavam de felicidade.
Fonte/Fotos: Município do Crato
19 Ago. 2022 Regional
19 Ago. 2022 Regional
19 Ago. 2022 Regional
19 Ago. 2022 Regional
19 Ago. 2022 Regional
19 Ago. 2022 Regional
19 Ago. 2022 Regional