6.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Crimes de burlas a idosos: Portalegre é um dos distritos com menos ocorrências em 2020

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 1.587 crimes de burlas a idosos em 2020, com os distritos do Porto e de Setúbal a serem os que maior número de casos reportam.

De acordo com a informação avançada pela GNR à Agência Lusa, o distrito do Porto foi onde se registou o maior número de ocorrências, 243, seguindo-se o distrito de Setúbal, com 211, e Lisboa, onde a GNR assinalou 162 casos de burlas a idosos.

Os distritos que registaram menos ocorrências foram Bragança, com 17, Vila Real, com 21, e Portalegre, onde 23 casos foram registados.

A GNR adiantou ainda que, no ano de  2020, as “burlas informáticas e nas comunicações” foram as que registaram maior incidência, com 331 ocorrências registadas, seguindo-se as “burlas com fraude bancária”, com 169 ocorrências.

A GNR indicou também que um “estudo efetuado às ocorrências registadas” revelou, por outro lado, que existe “uma percentagem mais alta de vítimas do sexo masculino com 938 casos e 649 vítimas do sexo feminino”.

A GNR alertou para a estratégia dos burlões que, em regra, “são homens e mulheres bem vestidos, bem-falantes”, que se apresentam como “familiares, amigos de familiares ou funcionários de alguma empresa”.

A GNR informou ainda que, no ano de 2020, neste tipo de ocorrências, foram detidas “seis pessoas em flagrante delito”.

As ocorrências registadas de burlas a idosos cresceram 11% em 2020.

 

 

Populares