17.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Cuba: Herdade do Rocim reúne produtores de vinho de talha

A Herdade do Rocim, em Cuba, do Grupo Movicortes, promove este sábado, dia 13 de novembro, a terceira edição do evento dedicado aos vinhos de talha. Depois do “grande sucesso” das edições de 2018 e 2019 do “Amphora Wine Day”, interrompido em 2020 devido à pandemia, a edição deste ano já está esgotada.

Este é um evento dedicado aos vinhos de talha, uma tradição milenar, que contará com a presença cerca de 30 produtores nacionais e internacionais, entre as 14h e as 20h.

A iniciativa tem reunido perto de mil pessoas na Herdade do Rocim, produtor de vinho de talha desde a sua origem. Este vinho representa um total de cerca de 200 mil euros na produção global da Herdade do Rocim, com 10 mil garrafas de branco e outras 10 mil de tinto a serem disponibilizadas no mercado nacional e internacional em 2019, número que tem vindo a aumentar nos últimos anos.

Com características muito específicas, reflexo do terroir e da cultura que lhe dá origem, o vinho de talha português é candidato a Património Cultural e Imaterial da Humanidade e conquista cada vez mais apreciadores. Estados Unidos da América, Canadá, Reino Unido, Japão e Suécia ocupam os lugares cimeiros da curva da procura.

Situada entre a Vidigueira e Cuba, no Baixo Alentejo, a Herdade do Rocim conta com cerca de 120 hectares, dos quais 70 são de vinha e 10 de olival, cultivo em regime biológico e com grande parte certificada, e vende anualmente um milhão de garrafas, entre Portugal e mais 39 países.

Os vinhos Mariana, Olho de Mocho, Herdade do Rocim, Grande Rocim e Vale da Mata estão em 39 países, da Alemanha aos Estados Unidos da América, passando pelo Brasil e por Angola, assim como Suíça, Bélgica, Japão, entre outros.

Populares