7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Dadores de sangue com uma quebra de 7,5% no distrito de Évora (c/som)

O número de dadores benévolos de sangue no distrito de Évora diminuiu significativamente no ano de 2014. A quebra ronda os 7,5% entre 2013 e 2014, só no ano de 2013 existiam perto de mil e seiscentos doadores, tendo no ano passado diminuído para os mil e duzentos.

Para o presidente da Associação de Doadores Benévolos de Sangue de Évora, José Rosado, esta situação é “muito grave” afirmando que “quem vai sofrer são os próprios doentes que necessitam de sangue, tudo por causa dos nossos governantes” dizendo que “a única coisa que os doadores tinham era a taxa moderadora e agora sentem-se desmotivados”.

José Rosado à Rádio Campanário diz que “em Évora existiam pessoas que davam sangue quatro vezes por ano e que agora passaram a dar só duas vezes”.

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) apela à dádiva de sangue devido à quebra nas colheitas, tendo caído a reserva nacional das 17.620, do início do ano, para as 11.240 unidades.

O IPST diz que os grupos sanguíneos nos limites inferiores aos desejáveis são o 0-, o 0+ e o A-, com reservas para cinco a seis dias. 

Populares