O Município de Odemira, a CCDR (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional) Alentejo e o ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas) uniram-se na criação de um Grupo de Trabalho para a “nova agricultura intensiva”.
Este organismo refletirá os desafios identificados deste tipo de prática, que vão desde os aspetos ambientais, económicos, culturais e sociais, a questões como a mão de obra existente e necessária, a fixação de pessoas na região e o seu alojamento.
Destaca-se o facto de grande parte do território do concelho de Odemira estar localizado no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, nomeadamente a faixa costeira, onde se inserem a maioria das estufas e explorações intensivas.
O grupo visa garantir uma coexistência do PNSACV, do Sítio de Importância Comunitária (SIC), da Zona de Proteção Especial (ZPE) «Costa Sudoeste» - Rede Natura 2000, e do Perímetro de Reda do Mira.
O último abrange os concelhos dos distritos de Beja e de Faro, na faixa costeira, entre Vila Nova de Milfontes e a povoação do Rogil numa extensão total da ordem, e proporciona abastecimento agrícola, público, industrial e produção de energia hidroelétrica.
21 Mar. 2023 Regional
21 Mar. 2023 Regional
21 Mar. 2023 Regional
21 Mar. 2023 Regional
21 Mar. 2023 Regional