Imprimir esta página

COVID19

Desconfinamento deverá começar ainda em Março: Creches, pré-escolar e 1º ciclo, as primeiras a abrir portas

Regional 25 Fev. 2021

O desconfinamento deverá iniciar-se antes do final de março com a abertura das escolas até ao primeiro ciclo.

Conforme notícia avançada pela SIC Notícias,  a decisão está tomada e que obriga à realização de rastreios regulares aos docentes e não docentes dos estabelecimentos de ensino público, privado e social.

As Creches, o ensino pré-escolar e primeiro ciclo serão as primeiras escolas a abrir portas, segundo avança a mesma notícia que dá ainda conta que  abrirão todos no mesmo dia e ainda em março.

A decisão está tomada, com base em critérios técnicos elaborados e discutidos por uma comissão que o Governo criou, adianta a SIC Notícias.

Segundo a mesma fonte,  a abertura das escolas para crianças até aos 10 anos de idade será acompanhada de rastreios. As crianças não serão testadas, mas todo o pessoal docente e não docente terá de fazer testes antigénio regularmente, ocorrendo o  primeiro rastreio um ou dois dias antes do reinício das escolas.

A comissão, que envolve especialistas e representantes dos ministérios da Saúde e da Educação, está ainda a ultimar os critérios das testagens.

A seguir ao primeiro ciclo, regressarão às escolas os alunos do segundo ciclo, depois os do sétimo, oitavo e novo ano, logo seguidos pelo secundário. As universidades deverão ser as últimas a reabrir, o que deverá acontecer depois da Pascoa.