Alentejo

Dois queijos alentejanos entre os 10 melhores queijos portugueses

Regional Escrito por  10 Fev. 2022

Degustar um bom queijo é uma experiência divinal, sem igual em todo o mundo. No nosso país existe uma enorme variedade de queijos, cujo sabor é incomparável com todos os outros existentes no mercado.

Conheça as sugestões da VortexMag dos 10 melhores queijos portugueses:

1. Queijo da Serra

Provavelmente o Queijo da Serra é o queijo mais conhecido em Portugal, sendo produzido na Serra da Estrela. A produção do queijo da Serra é artesanal e, uma vez que recebeu o estatuto DOP (Denominação de Origem Protegida), segue regras bastante estritas. 

2. Queijo de São Jorge

Oriundo dos Açores, o queijo de São Jorge é produzido desde o século XV e tem estatuto DOP, sendo um dos queijos de vaca preferidos dos portugueses. 

3. Queijo Rabaçal
 

Este queijo DOP branco semiduro, feito com leite de cabra e ovelha e coalhado com coalho animal, é produzido na localidade que lhe dá o nome: Rabaçal, perto de Coimbra. 

4. Queijo de cabra Transmontano

Este queijo DOP apenas pode ser feito com leite de cabra cru, da raça Serra.  Pode encontrar a variedade semicurada, mais jovem, e a variedade mais velha e mais dura, geralmente curada entre noventa dias a dois anos, sendo muitas vezes esfregada com azeite ou colorau. 

5. Queijo de Évora

Este queijo, proveniente de Évora é um queijo DOP, onde apenas se pode utilizar leite de ovelha cru, da raça Merina Branca. Tradicionalmente, o queijo é depois preservado em azeite, dentro de tigelas de barro.

6. Queijo de Azeitão

O queijo DOP é feito com leite de ovelha cru, curado até ter uma consistência semidura, ideal para barrar e muito amanteigada. O queijo é produzido nos concelhos de Palmela, Setúbal e Sesimbra.

7. Queijo de Nisa

O queijo de Nisa, do Alto Alentejo, é curado em duas fases: na primeira, a uma temperatura inferior, e na segunda, numa temperatura ligeiramente mais alta, não passando dos 14ºC.  A produção deste queijo mantém-se ainda hoje puramente artesanal.

8. Queijo Terrincho

Este queijo é feito a partir do leite da ovelha Churra da Terra Quente, não sendo produzido há muito mais de cem anos. 

9. Queijo de Castelo Branco 

Este queijo de ovelha cru, coalhado com flor de cardo, tem um exterior amarelado, e um interior branco, nas variedades mais jovens (que são curadas quarenta e cinco dias).  Curiosamente, até há dois séculos atrás as ovelhas da região apenas eram usadas na produção de lã. 

10. Queijo do Pico

O queijo do Pico é proveniente da montanha mais alta de Portugal, sendo um queijo DOP feito a partir de leite de vaca cru, semi-mole e bastante gordo, e com um sabor salgado muito característico. 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31