Ana Paula Amendoeira foi reconduzida no cargo de Diretora Regional da Cultura do Alentejo, cargo que ocupa desde 2013. A comissão de serviço no cargo, foi renovada pela Secretária de Estado da Cultura, Ângela Carvalho Ferreira, “com fundamento nos resultados obtidos na atividade até agora desempenhada, que evidenciam a existência de aptidão, experiência profissional e capacidade de direção adequadas ao exercício das respetivas funções”.
Em declarações a esta estação emissora, Ana Paula Amendoeira aponta esta recondução como “uma grande motivação”, surgindo como um “reconhecimento de que o trabalho feito foi positivo”, e que as competências em si delegadas foram honradas.
“Temos muitos projetos em curso e preparados para candidatar a apoios comunitários”
A dirigente agradece a toda a equipa da Direção Regional da Cultura do Alentejo pelo trabalho desempenhado “com muitas dificuldades”, assim como a colaboração de todos os parceiros, nomeadamente instituições e comunicação social, no trabalho pela salvaguarda do património e da cultura da região.
Questionada se prevê a classificação de Vila Viçosa como Património da Humanidade no mandato que inicia dia 16 de dezembro, afirma – “tenho muito essa intenção”, apontando que continuará a ser desenvolvido um trabalho de colaboração com as entidades para a elaboração “do melhor dossier possível”.
Para além de Vila Viçosa, conta ver a inscrição de outros bens da região na Lista Indicativa para Património Mundial.
Ana Paula Amendoeira, é mestre em Recuperação do Património Arquitectónico e Paisagístico pela Universidade de Évora e foi eleita em 2011 presidente do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) em Portugal.
Desde 2012 é investigadora na Universidade de Coimbra e assistente convidada na Faculdade de Letras de Coimbra na área de Gestão do Património, e entre 2000 e 2008 foi Chefe de Divisão da Acção Cultural, Educação e Acção Social no Município de Reguengos de Monsaraz.