10.9 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Em Évora há sem-abrigo que “não querem, não aceitam ter um tecto”

Foto: S+

A Câmara Municipal de Évora ativou a 07 de janeiro o Plano de Contingência para apoiar cerca de 20 sem-abrigo existentes no concelho, devido ao tempo frio, disponibilizando abrigo e alimentação.

O Plano Contingência para Pessoas Sem abrigo – tempo Frio prevê, para além de outras medidas, a abertura do Monte Alentejano onde os sem-abrigo poderão pernoitar e tomar as respetivas refeições.

O Município informa que para além da abertura do Monte Alentejano, o Plano de Contingência prevê ainda a saída para o terreno de equipas do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) do concelho de Évora, que engloba representantes da ISS, I.P. – Centro Distrital de Évora; Câmara Municipal de Évora; ARSA/UCC; ARSA/CRI; CH de Évora da CVP; Associação Pão e Paz; CAT – CSP de S. Brás; APPACDM – Évora; SCM de Évora; Cáritas Diocesana de Évora e Habévora, para distribuir, pelos cerca de duas dezenas de sem-abrigo, roupa, comida e bebidas quentes, mais aconselhamento para se deslocarem para o Monte Alentejano.

No entanto, em entrevista à RC o presidente do município eborense, Carlos Pinto de Sá, explicou que apesar de existir uma estrutura para os sem-abrigo pernoitarem, os mesmos “não querem, não aceitam ter um tecto”.

O edil explica: “já por várias vezes procuramos arranjar uma solução que agrade para poderem ficar debaixo de telha, não apenas durante o período do frio, mas na sua vida e sistematicamente recusam e é um direito que têm. Custa-nos vê-los na rua, temos condições para resolver o problema e encontrar-lhes um local, mas não tem sido fácil obter a sua anuência para resolver a situação”.

Populares