7.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Em plena pandemia, tivemos quase 200 candidaturas com intenções de investimento no interior de mais de 400 milhões de euros” diz Ana Abrunhosa (c/som)

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, esteve na segunda-feira, dia 8 de junho, em visita ao concelho de Elvas.

A governante, que falava aos jornalistas durante o balanço da sua visita ao concelho, abordou algumas medidas da tutela que estavam inseridas no Orçamento de Estado e as que vão ser implementadas no Orçamento Retificativo e a sua adaptação à situação pandémica que o país atravessa.

Ana Abrunhosa afirmou que “na pandemia fizemos em meses o que demoraríamos anos a fazer.  Se nos falassem que iriamos fazer em meses da universalização da escola digital, não acreditávamos e atualmente conseguimos isso”.

A Governante anunciou que “vamos fazer a universalização da escola digital, que prevê um investimento inicial de 400 milhões de euros e a ideia é assegurar que todas as escolas têm rede e assim garantir que todos os alunos e professores têm um computador com conetividade à rede e também que tenham rede nas suas casas. E não vão ser só os jovens que vão beneficiar disto, mas também toda a comunidade envolvente”.

“Conseguindo fazer isto, já conseguimos que em muitas partes do nosso território onde não temos banda larga, passem a ter. E penso que é um dos projetos que vai ao encontro também da questão da importância do teletrabalho”, enalteceu Ana Abrunhosa.

A Ministra falou ainda que “temos aberto desde os meses de janeiro e fevereiro avisos para as empresas que queiram investir no interior. Nunca tínhamos aberto um aviso só para apoiar investimentos para os territórios do interior do país, com 110 milhões de euros e que envolvem os programas operacionais regionais. A primeira fase desse aviso terminou em plena pandemia e tivemos quase 200 candidaturas com intenções de investimento de mais de 400 milhões de euros. Neste momento essas candidaturas estão em análise. Tivemos uma procura mesmo em plena pandemia que nos surpreendeu pela positiva”.

“Temos um apoio à mobilidade das famílias para o interior e essa foi uma das medidas que estava no Orçamento de Estado para 2020 que não chegámos a implementar. Mas já está inserida no Orçamento Retificativo, portanto, vamos finalmente implementá-la. É uma medida que apoia a mobilidade das famílias para o interior, que pode chegar até 4,8 mil euros e depois tem uma majoração se forem pessoas que venham do estrangeiro”, comunicou a Governante.

Ana Abrunhosa frisou ainda que “a ideia é termos um conjunto de medidas que vão todas no mesmo sentido, mas volto a repetir, nesta componente do investimento publico continua a ser importante e nos programas operacionais regionais continuamos a ter valores significativos para apoiar o investimento municipal e é muito importante que esse investimento seja feito, porque também estimula a economia local”.

Populares