Os Castelos dos Templários foram determinantes a expansão e consolidação do território que é hoje o nosso país.
A Ordem dos Templários, fundada com o nome de Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, foi criada para proteger os peregrinos cristãos que se deslocavam à Terra Santa mas á medida que o tempo foi passando, e com o aumento do poder da ordem, que acabaria em excesso, ditou o fim da ordem, quando o rei francês Filipe IV, que tinha dívidas excessivas a esta ordem, mandou que todos os cavaleiros da Europa fossem assassinados e confiscou os seus bens, tudo isto em conluio com o papa.
No nosso país, os templários encontraram refúgio na recém-criada Ordem de Cristo, estabelecida por D. Dinis. Foram construídos alguns castelos e doados outros e por isso mesmo são determinantes para a história do nosso país.
De acordo com a notícia avançada pela VortexMag há 10 castelos dos Templários em Portugal.
Um deles fica no alentejo, mais própriamente em Nisa. Este castelo foi edificado nas terras áridas do Alentejo, região fortemente dominada e influenciada pelos mouros durante séculos consecutivos. Do antigo castelo, apenas chegaram aos nossos dias duas portas, a principal da Vila e a de Montalvão. A edificação do castelo foi dirigida por D. Frei Lourenço Martins, por volta de 1290, no reinado de D. Dinis, correspondendo já aos últimos anos de existência da ordem.
O castelo foi erguido por ordem de D. Dinis, depois do antigo castelo e povoação terem sido arrasados pelo seu irmão D. Afonso Sanches, como forma de retaliação pela população de Nisa não apoiar a sua pretensão ao trono. Mais tarde, a vila passou para as mãos da ordem de Avis.
Para além do Castelo de Nisa fazem parte deste leque de castelo o castelo de Palmela , Almourol, Tomar, Santa Maria da Feira, Pombal, Soure, Penha Garcia, Castelo Branco e Ceras.
Fonte: VortexMag
26 Mar. 2023 Regional
26 Mar. 2023 Regional
26 Mar. 2023 Regional
26 Mar. 2023 Regional
26 Mar. 2023 Regional
26 Mar. 2023 Regional
26 Mar. 2023 Regional