A Embraer KC-390, aeronave de transporte, irá a partir de setembro deste ano, dar início à atividade da nova Esquadra 506, em Beja.
De acordpo com a informação avançada pelo Presidente da Cãmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio, a Esquadra 506 juntar-se-á às 3 outras que já operam com sede na Base Aérea de Beja, nomeadamente a Esquadra de Instrução 101, a Esquadra de Helicópteros 552 e a Esquadra de Patrulhamento 601.
O 1.⁰ KC-390 deverá iniciar a atividade em setembro de 2023 seguindo-se a entrega a partir de 2024, ao ritmo de uma aeronave por ano, à Força Aérea Portuguesa até se perfazerem as 5 unidades contratadas com opção, no limite, de uma sexta aeronave, acrescenta ainda o Autarca.
A instalação em Beja desta nova Esquadra ocorre em simultâneo com a enorme recuperação e requalificação que a FAP tem vindo a fazer do seu bairro quer nas vias, quer no parque habitacional, com recuperação para breve da emblemática “Torre” do bairro para instalar ai militares e respectivas famílias.
Recorde-se que o Estado Português adquiriu cinco aeronaves KC-390 e um simulador à EMBRAER, tendo a primeira aeronave portuguesa sido apresentada no final de 2022.
Até ao final do ano, a Força Aérea irá receber o primeiro avião KC-390.
Fonte: Presidente da Câmara Municipal de Beja