14.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Emissões poluentes levam CCDR Alentejo a pedir suspensão de fábrica em Ferreira do Alentejo (c/som)

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR-A) pediu, esta terça-feira (5 de junho), ao Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e Inovação (IAPMEI) que suspenda a atividade da fábrica de secagem de bagaço de azeitona, em Fortes, concelho de Ferreira do Alentejo.

De acordo com Jorge Pulido Valente, vice-presidente da CCDR Alentejo, o pedido de suspensão prende-se com “a ultrapassagem dos valores limite de emissão, recentemente, e também com a armazenagem não apropriada do bagaço que vai ser depois seco”.

No âmbito da fiscalização e acompanhamento da unidade e face aos resultados apresentados recentemente à CCDR, entidade reguladora, a unidade detida pela empresa AZPO – Azeites de Portugal foi “objeto de processos de contraordenação”, sustentando ainda que esta atividade tem “uma vertente de incómodo e impacte nas populações”.

Quanto ao processo, segue agora os trémitos normais e aguarda a “decisão do IAPMEI”, entidade reguladora do licenciamento, em que ouvirá o que a empresa “tem a dizer sobre o assunto” para, daí, “se puderem aplicar as medidas que dai resultarem”, acrescentou.

Populares