15.4 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Empresa brasileira investe 8,6 milhões de euros, em Vendas Novas (c/som)

A empresa brasileira Labcoco, realizará um investimento superior a 8,6 milhões de euros, na criação de uma fábrica, em Vendas Novas (Évora), que gerará mais de 80 postos de trabalho.

Em declarações à Rádio Campanário, Raúl Correia, Diretor Executivo da empresa do Grupo Cohibra, falou à Rádio Campanário sobre este investimento, cuja atividade se prende com “derivados alimentícios de coco”.

A fábrica produzirá óleos, manteiga e vinagre de coco, “proteínas de origem no coco”, explica Raúl Correia.

O investimento criará 83 postos de trabalho diretos, prevendo “que seja aplicado um fator multiplicativo entre 1,8 a 2 para postos indiretos”.

O Grupo cria assim a sua primeira empresa fora do Brasil, visando explorar “o mercado europeu”, razão pela qual resolveram se “colocar dentro da União Europeia, como produtores europeus”, surgindo a região Alentejo como “um portão de entrada para a Europa”.

Raúl Correia afirma que Portugal deverá “absorver entre 15 a 18% da produção, destinando-se a restante à exportação para a União Europeia”.

A escolha da instalação no Parque Industrial de Vendas Novas, prendeu-se com “questões logísticas”, explica, uma vez que a localização da infraestrutura se encontra no eixo entre o Porto de Sines, que dará resposta à necessidade de importação dos “derivados básicos” do coco, e Évora, centro com necessário “desenvolvimento académico, técnico, etc.” para dar suporte à empresa.

O projeto tem um “investimento total […] de 8,6 milhões de euros”, tendo sido “aprovados 7 milhões de euros” no âmbito da plataforma Portugal 2020, e sendo o restante investimento suportado pelo grupo com capitais brasileiros.

Na passada terça-feira, dia 5 de setembro, teve lugar a cerimónia de descerramento da placa, sendo assim marcado o início da obra “com o lançamento da pedra fundamental”.

Questionado sobre a data de conclusão da obra, e de início de funcionamento da fábrica, Raúl Correia diz que a Labcoco tem “um cronograma de 12 meses para a inauguração da fábrica”.

A sede da Labcoco foi inicialmente instalada em Montemor-o-Novo, no Centro de Acolhimento às Micro e PME (CAME). O diretor executivo da empresa avança que, após a instalação inicial, foram “analisando as infraestruturas disponíveis no Alentejo e escolhemos Vendas Novas, adquirimos o terreno e lá nos estamos instalando”.

 

 

Populares