A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMAS) de Beja, informou que cumpriu o seu objetivo de redução de perdas no 2020, pelo resultado obtido de 19,8% no indicador ANF (Água não faturada).
É de salientar que o tema de perdas de água tem sido uma preocupação crescente das entidades gestoras de serviços de águas, pelos seus impactos financeiros e ambientais, mas também pela necessidade de mitigar os efeitos sentidos nos territórios causados pelas alterações climáticas, com enfoque especial na escassez de água.
Este resultado obtido no indicador ANF, posiciona a empresa municipal de Beja como uma referência no setor, comparando destacadamente com a média nacional, que se aproxima dos 30% ou a média da região e do distrito de Beja, ambas a ultrapassar os 40%.
A EMAS de Beja tem vindo a exercer esforços no caminho da eficiência hídrica, através do investimento da reabilitação da rede e aposta em recursos tecnológicos.
Segundo informa a empresa, “em linha com os objetivos do setor da água nacional, a EMAS alcançou os melhores resultados operacionais de sempre, com destaque para o indicador de ANF – Água não faturada, que superou largamente o objetivo estabelecido para 2020.”
Assim, o ano de 2020 marca a empresa municipal de Beja, pelo excelente resultado obtido de 19,8% no que concerne aos valores de ANF, cumprindo as recomendações do PENSAAR 2020 – Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais, garantindo o melhor desempenho no indicador da ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos) em termos da eficiência de distribuição.