21 Abr. 2021
Nuno Rocha
Ponto de Contacto
11:00-13:00
×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Beja

Empresários pedem valorização do aeroporto de Beja com ligação ferroviária de alta velocidade

Regional 07 Mar. 2021

Empresários da região do Baixo Alentejo defendem que Beja deve ser considerada como alternativa para a expansão do aeroporto de Lisboa.

Após o chumbo da construção do aeroporto do Montijo, Alcochete volta a ficar em cima da mesa. No entanto, Filipe Pombeiro, presidente da NERBE – Associação Empresarial do Baixo Alentejo, considera que valorizar o aeroporto de Beja, uma infraestrutura já existente que está “a meio caminho entre Lisboa e o Algarve”, poderia resolver o impasse e dinamizar o turismo na região.

Segundo avança o Dinheiro Vivo, a consultora FIRMA, de Bernardo Theotónio-Pereira e Bernardo Pires de Lima, criou igualmente uma equipa de trabalho para apresentar “uma proposta concreta e viável focada no combate à desertificação do território nacional e na eficiente utilização dos recursos existentes”. Assim, a consultora propõe que o Aeroporto Portugal Sul seja acompanhado pela criação da ligação ferroviária de alta velocidade nacional.

A opção de Alcochete voltou a estar em cima da mesa quando, no início da semana, a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) anunciou que não vai fazer a apreciação prévia da viabilidade da construção do Aeroporto Complementar no Montijo, por haver municípios afetados pela infraestrutura que deram parecer desfavorável ao empreendimento.

Ainda que não o veja capaz de substituir um aeroporto nacional, a própria ministra da Coesão Territorial tem vindo a defender que "não podemos ter um aeroporto como o de Beja sem o valorizar", avança o Dinheiro Vivo.

"A solução que a FIRMA preconiza assenta na criação de um binómio aeroportuário conectável por linha ferroviária de alta velocidade que permitirá maximizar o posicionamento geográfico estratégico de Portugal enquanto Porta Atlântica, potenciando (via Porto Sines e Aeroporto Portugal Sul) a plataforma europeia ideal para poder servir não só os mercados europeus e asiáticos mas também os mercados do atlântico norte e sul", explica o Managing Partner da FIRMA

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Abril 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30