13.7 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Encerramento de fábrica no Alentejo atira mais de uma centena de trabalhadores para o desemprego

Mais de uma centena de trabalhadores vão para o desemprego, depois da empresa Moura Fábrica Solar, propriedade da espanhola Acciona, ter comunicado o fecho de portas, esta segunda-feira, 7 de janeiro.

Ao que a RC conseguiu apurar, a empresa, que dedica a sua laboração ao fabrico de motores, geradores e transformadores elétricos, informou os trabalhadores que irá avançar com o processo de despedimento coletivo dos 105 trabalhadores afetos a esta unidade.

A Moura Fábrica Solar passou por um layoff que durou mais de dois anos, entre 2012 e 2015, um período conturbado que terminou quando a empresa chinesa JinkoSolar, líder mundial no sector fotovoltaico, chegou a acordo com a Acciona para explorar a Moura Fabrica Solar.

No decorrer do ano passado a empresa chinesa anunciou que não tinha intenção de renovar o contrato de exploração, um dos motivos pelo qual a Acciona decidiu agora avançar para o despedimento coletivo, somando a ausência de um investidor e o fim da obrigatoriedade em manter a unidade a laborar, findada a obrigatoriedade de 10 anos.

Populares