9.7 C
Vila Viçosa
Sábado, Novembro 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Encontrados mais de quatrocentos animais da espécie cortiçol-de-barriga-preta no Alentejo!

O censo do cortiçol-de-barriga-preta (Pterocles orientalis) identificou e contabilizou 461 indivíduos, no mês de novembro. A monitorização tem como objetivo principal o cálculo da população nas Zonas de Proteção Especial (ZPE) do Alentejo.

De acordo com a informação avançada pelo Instituto de Conservação da natureza e Florestas, o chamado censo outonal decorre após a época de reprodução, quando os indivíduos se juntam em bandos maiores constituídos por adultos e jovens, facilitando a monitorização da população de cortiçol.

Os trabalhos desenvolvidos pela DRCNF-Alentejo decorreram nas ZPE de Évora, Reguengos, Mourão/Moura/Barrancos, Vale do Guadiana e Castro Verde. Em traçados combinados, feitos quer de carro, com paragens, quer a pé, por 13 Técnicos e Vigilantes da Natureza do Parque Natural do Vale do Guadiana e dos serviços de Beja e Évora

O cortiçol-de-barriga-preta é uma espécie residente, mas rara, subsistindo em alguns núcleos pequenos no Alentejo e ainda na Beira Baixa. Está classificada como estando em perigo, em termos de conservação.

Durante estes dias foi também possível recolher informações sobre outras espécies estepárias, como a abetarda, o grou, o sisão, assim como aves de rapina, como o tartaranhão-azulado e outras.

Populares