11 Ago. 2022
Augusta Serrano;
Fadistices
20:00-21:00

Alentejo

Escolas e Serviços de saúde do Alentejo vão dinamizar saúde mental entre docentes!

Regional Escrito por  29 Abr. 2022

O Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central, em articulação com a Universidade e Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços da Região Alentejo, no quadro da conceção do Plano de Atividades Participativo da Prevenção (P.A.P.P.) para o ano de 2022, identificou a possibilidade de dinamizar um programa de promoção da saúde mental entre os docentes. 

De acordo com a informação avançada na págia oficial da Administração Regional de Saúde do Alentejo, os indicadores da saúde mental dos docentes, resultado da pressão laboral colocada para responder aos desafios pedagógicos de alunos e famílias, agravados pela situação pandémica ainda em vigor, foram fortemente afetados colocando em risco a sua capacidade de identificar situações de risco entre os discentes e promover as dinâmicas necessárias às intervenções preventivas. 

Assim, neste contexto e no processo de articulações junto dos parceiros,  foi criado o projeto: Tranquil@mente

A intervenção daqui decorrente vai permitir, adianta a ARS Alentejo, numa primeira fase, criar um grupo experimental de 60 docentes do concelho de Évora, que com base numa avaliação psicofisiológica prévia, serão distribuídos por sessões bi semanais, com duração de 60m cada uma, durante 12 semanas.  

O protocolo avaliativo será constituído por um pré e pós teste. ficando toda a coordenação científica do projeto  sob a responsabilidade do professor Dr. José Parraça. 

A valorização do bem-estar físico e emocional dos docentes permitirá a redução de fatores de risco e a criação de melhores condições para uma relação educativa com mais qualidade, facilitadora de intervenções promotoras de saúde entre os alunos. 

Trata-se de uma parceria entre o Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central, Universidade de Évora e Edgest, vem confirmar a importância estratégica da existência de consórcios de parceiros que, de forma integrada e articulada, respondam aos desafios dos comportamentos de risco entre os jovens das nossas comunidades escolares. 

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31