16.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Esperamos ultrapassar os 340 milhões de euros” na exportação de mármores, diz Manuel Simões (c/som)

As exportações das rochas ornamentais, entre abril e junho deste ano, aumentaram cerca de 5%, quando comparadas com os dados do período homólogo. A informação é adiantada a esta Estação Emissora por Manuel Simões, presidente da Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos Afins (Assimagra), que acrescentou ainda que o aumento dos valores está diretamente relacionado com a atividade desenvolvida nos mármores de Vila Viçosa, ainda que, de momento, não existam dados concretos, uma vez que o mármore calipolense é muitas vezes comercializado a nível interno e só depois exportado.

Os resultados justificam-se com a exploração de novos mercados, que são um peso crescente na balança comercial das empresas, disse o responsável, considerando assim que as dificuldades económicas vividas, principalmente, na Europa também contribuíram para uma maior dinamização do sector por parte dos empresários. É esperado que o valor das exportações dos mármores portugueses alcance este ano um recorde: 340 milhões de euros.

{play}http://www.radiocampanario.com/sons/assimagra%20manuel%20simoes_23agosto.MP3{/play}

Segundo dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística, no segundo trimestre deste ano as exportações portuguesas aumentaram 6,3%, quando comparadas com igual período do ano passado, sendo que as importações cresceram 2,1%. O mesmo documento afirma que estes dados possibilitaram uma redução do défice da balança comercial em 424,2 milhões de euros. Considerando apenas o mês de junho, as exportações diminuíram 1,2% e as importações aumentaram 0,9% face ao mesmo mês de 2012.

Foto: D.R

Populares