Foram identificadas cerca de 10 barragens na região Alentejo que apresentam baixos níveis de armazenamento, que poderão pôr em causa as campanhas de rega.
José Velez, Diretor Regional Adjunto da Agricultura e Pesca do Alentejo, afirma em declarações a esta estação emissora que “Alqueva alimenta ou pode alimentar a maior parte delas”.
“A nível de culturas não é um ano muito grave, a nível de barragens sim, porque não houve possibilidades de recuperarem”
José Velez
O dirigente diz à RC que a seca, “pelo menos este ano, não será seguramente um problema para Beja”. Vigia e o Monte da Rocha, por outro lado, são barragens “em que os problemas poderão ser mais complicados”, à semelhança de anos anteriores em que sugiram com níveis de armazenamento perigosamente baixos, com complicações a nível do abastecimento das populações e obrigando ao racionamento da água utilizada pelos agricultores na rega.
O dirigente assegura que “salvo algumas exceções”, “não haverá com certeza problemas de abastecimento público, e mesmo a nível de regadio serão apenas problemas pontuais”.