10.9 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Estremoz: Café Águias D’Ouro e Chefe Hugo Bernardo nomeados para os Prémios Alentejo 2022

Foto: Município de Estremoz

O Café Águias d’Ouro e o Chefe Hugo Bernardo do restaurante Howard’s Folly, estão nomeados para a XX edição dos Prémios Alentejo, nas categorias “Mais Tradição” e “Mais Chefe” respetivamente, promovidos pela Revista Mais Alentejo e cuja votação decorre até 4 de setembro, no site da publicação (https://www.galapremiosalentejo.net/quizzes/gala-premios-alentejo/votacoes/play).

É obrigatório votar em todas as categorias para que o mesmo seja considerado válido, sendo que não existe limite para o número de vezes que se pode votar.

A cerimónia de entrega dos mesmos está agendada para dia 10 de setembro, em Vila Viçosa.

O Café Águias D’Ouro foi inaugurado a 4 de Abril de 1909 e funcionava também como buffet e sala de bilhar. Após um abaixo-assinado de moradores de Estremoz, é classificado como Imóvel de Interesse Público em 1997.

É notória a influência da Arte Nova, nomeadamente no seu exterior a nível dos primeiro e segundo pisos, como o provam a platibanda decorada com flores-de-lis ou a propositada diferença dos sete vãos. É também visível a utilização de vários materiais diferentes (cantaria, vitral, ferro forjado e azulejos) e a decoração com motivos geométricos, naturalistas e exóticos. É um raro sobrevivente dos antigos cafés de tertúlia portugueses de início do século XX, tornando-o numa referência sociológica importante e um marco da memória coletiva de quem por aqui conviveu e convive.

O Chefe Hugo Bernardo, tem 42 anos e é natural de Cascais. Estudou na Escola de Hotelaria do Estoril – bar e restaurante seguindo-se uma licenciatura em gestão hoteleira no ISPI. Um ano depois da abertura do seu primeiro restaurante em Oeiras, em 2012, foi para a cozinha porque ficou sem cozinheiro. Desde aí os clientes ficaram muito mais satisfeitos e nunca mais daí saiu.

Há 4 anos mudou-se para o Alentejo onde trabalhou com assistente de direção no Vila Galé Évora e realizou alguns trabalhos temporários na Enoteca da Cartuxa. Sentiu que a sua vocação era mesmo na cozinha. Voltou para as lides da cozinha na casa do governador. Seguiu-se o hotel Dá Licença e há três anos assumiu o projeto da cozinha e restaurante do Howard’s Folly.

Hugo Bernardo garante que tem uma excelente equipa por trás que garante o sucesso do restaurante, responsável pela sua nomeação.

Populares