Um conjunto de antigos edifícios abandonados em Estremoz, entre eles a “Casa do Alcaide-Mor”, considerada monumento nacional desde 1924, estão com obras de adaptação desde abril de 2021.
A antiga casa onde habitou D. Sancho de Noronha, no século XV, vai dar lugar a um hotel de charme.
Segundo o jornal “Público”, da adaptação do conjunto de imóveis, vão surgir várias habitações turísticas, com a designação de “villas”, encerrando assim um processo iniciado cujo início se deu em 2016.
De referir que este edifício estava abandonado há quase um século.
José Sádio, o futuro Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, eleito nas autárquicas de 26 de setembrpo e cuja tomada de posse está marcada para o dia 16 de outuibro, explicou que o processo de demolição se tornou “irreversível”, mas a fachada será reposta. “Foi mapeada toda a estrutura, para que possa ser construída igual à que estava”.
Vítor Cóias, especialista na requalificação e reabilitação de património explica, de acordo com a notícia avançada pelo Expresso, que “foram guardadas as cantarias para serem incorporadas na nova fachada”, mas contesta opções do projecto que é assinado pelos arquitectos Siza Vieira e Carlos Castanheira. “Pode-se demolir um monumento nacional e substituí-lo por uma réplica com estrutura de betão armado? Pode, como se demonstra com a Casa do Alcaide-Mor da Cidadela de Estremoz”, aponta ao "Público".
José Trindade, vereador da maioria que preside ao executivo municipal, diz que o processo foi precedido de um relatório prévio aprovado pelos serviços de arqueologia da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) e assegura que foi efetuada uma “demolição/contenção da fachada com aproveitamento de todos os elementos necessários para a sua replicação”.
Fonte: Expresso/Público
26 maio 2022 Regional
26 maio 2022 Regional
26 maio 2022 Regional
26 maio 2022 Regional
26 maio 2022 Regional
26 maio 2022 Regional
26 maio 2022 Regional
26 maio 2022 Regional
26 maio 2022 Regional