12 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Estudante da Universidade de Évora distinguido com prémio de melhor tese

UÉ

Amerigo Ambrosi, aluno Erasmus do Departamento de Arquitetura da Universidade de Évora, no ano lectivo de 2018/2019, é o vencedor, juntamente com Maddalena Venturini, do prémio Fondazione Grenfellove para melhor “Tesi di Laurea Magistralis, com a sua tese de mestrado intitulada “Esplorare il groviglio: un cammino lungo il fiume Piave. Dis-guida da Venezia a Sappada”, segundo divulgou a Universidade na sua página oficial.

O trabalho, que explora o emaranhado de caminhos em torno do rio Piave, um rio italiano com 220km de comprimento, que desagua no Mar Adriático, foi co-orientado pelos Professores João Soares, da Escola de Artes da Universidade de Évora, e Maria Chiara Tosi do Istituto Universitàrio di Architettura di Venezia (IUAV).

O trabalho levado a cabo por Amerigo Ambrosi e Maddalena Venturini evidencia os os resultados de um percurso de exploração ao longo do rio Piave, que tenta abordar uma forma diferente de olhar e representar um rio. No ato de caminhar, o rio é considerado um guia não convencional que possibilitou a construção de itinerário passo-a-passo.

 “A tese, através de um refinado conjunto de aparelhos gráficos, fotográficos e bibliográficos, opera uma espécie de decomposição e recomposição da paisagem de um terreno com uma secção variável e tetradimensional. Mapas, secções sistemáticas, redesenho analítico e seletivo, matrizes, folhas analíticas, histórias, censos, entrevistas, relatórios e memórias de lugares constituem os materiais científicos que nos dão uma anatomia inédita e informada do rio Piave” escreve o arquiteto Giuseppe Marsala, membro da comissão externa de avaliação do Prémio.

A par com esta distinção, atribuída em Veneza no dia 9 de fevereiro, a tese de Amerigo Ambrosi e Maddalena Venturini foi também distinguida com o Prémio especial “Valorizzazione ambientale” na 21ª edição do Prémio Ecologia Laura Conti. 

O prémio Fondazione Grenfellove para melhor “Tesi di Laurea Magistralis” foi instituído no ano de 2016 pelo IUAV como forma de distinguir as melhores teses de mestrado nas áreas Arquitetura, Artes Visuais, Design, Moda, Urbanismo e Teatro.

Populares