25.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora – “Dentes de Leão” mobiliza jovens artistas até 2023!

 

Entre Janeiro de 2022 e Março de 2023, intervenientes de Évora, Sardoal, Lisboa, Reykjavik e Oslo vão participar em encontros informais, residências artísticas, oficinas e laboratórios e trabalhar em conjunto na criação e apresentação de projetos colaborativos.

Dentes de Leão é um projeto no âmbito das artes participativas que reúne artistas, jovens e agentes culturais no desenvolvimento de projetos de criação e de um programa cultural comum dedicado aos concelhos de Évora e Sardoal.

Os artistas selecionados para integrar o projeto Dentes de Leão terão duas fases de trabalho, uma primeira, de formação e pesquisa; e uma segunda, de criação e apresentação. Na primeira fase (Janeiro a Maio 2022), os artistas participam em dois laboratórios e duas residências partilhadas, apresentando seguidamente propostas concebidas para Évora e Sardoal. Estes projetos artísticos serão selecionados com a colaboração dos jovens num encontro na Culturgest, em Lisboa (Maio 2022).

Desta seleção resultarão 5 criações (uma delas de um artista da Islândia), desenvolvidas ao longo da segunda fase (Junho 2022 a Março 2023), em residências artísticas em Évora e no Sardoal, e apresentadas em atelier aberto em Évora (Outubro 2022) e nos ciclos de artes participativas no Sardoal (Outubro 2022) e em Lisboa (Janeiro 2023).

Ao longo de todo o processo, será dada grande importância à participação dos jovens de Évora, Sardoal e Lisboa, a quem caberá mapear os territórios onde os projetos se irão desenvolver, partilhar inquietações e expectativas e colaborar com todos os artistas, pelo que se prevêem encontros mensais (presenciais ou virtuais) entre estes intervenientes.

O projeto Dentes de Leão é uma coprodução original da Materiais Diversos (Lisboa), da Pó de Vir a Ser (Évora), da Academy of the Senses (Reykjavik), do Município de Sardoal e da Culturgest (Lisboa), em colaboração com o Município de Évora, a OsloMet (Oslo), o Instituto de História da Arte e o Instituto de Comunicação da Nova (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), bem como com a Universidade de Évora e a Assimagra.

In Assimagra

Populares