15.9 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora: Museu Frei Manuel do Cenáculo homenageia Natália Correia Guedes no dia da Mulher! 

No dia Internacional da Mulher, que se comemora a 8 de Março, Natália Correia Guedes será homenageada no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo (MNFMC) com um programa que inicia às 10h00, celebrando a sua vida e obra.

Natália Correia Guedes é Presidente da Academia Nacional de Belas-Artes e referência maior da Museologia e da Cultura em Portugal. Professora Jubilada da Universidade Católica Portuguesa, nasceu em 1943, em Maceira, Leiria. Licenciada em História pela Faculdade de Letras de Lisboa beneficiou de um escol de mestres notável e único: Veríssimo Serrão, Virgínia Rau, Scarlat Lambrinus, Borges de Macedo, Délio Santos, P. Manuel Antunes, D. Fernando de Almeida, Orlando Ribeiro, Vitorino Nemésio, Oliveira Marques, entre outros. Mário Tavares Chicó foi o seu mestre em História da Arte.

No início da sua vida profissional, entre 1967 e 1970, colaborou com a direcção do Museu Nacional dos Coches onde organizou a secção de indumentária de corte e fardamentos da Casa Real. O vasto mundo dos têxteis sempre a fascinou e em 1969, concluiu o Curso de Conservador de Museu no Museu Nacional de Arte Antiga apresentando uma dissertação sobre a Organização de um Museu de Indumentária em Lisboa. Deste período guarda, especialmente, a memória de dois mestres: o Dr. João Couto como excepcional pedagogo, afável e acolhedor e a Dr.ª Maria José de Mendonça, muito exigente e disciplinada.

Com uma capacidade de trabalho e liderança invulgar, foi a primeira mulher fundadora de um museu no nosso país – o Museu do Traje, nos anos 70 do século XX; a primeira mulher a chefiar a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) entre 1979 e 1980 e também a primeira Presidente do Instituto Português do Património Cultural (IPPC) entre 1980 e 1984.

Subsecretária de Estado da Cultura no início dos anos 90, foi a primeira Doutora em Museologia, em Portugal, pela Universidade Nova de Lisboa, em 1994, e o seu carácter precursor não fica por aqui. Noutra área distinta, surge nova marca pioneira: foi fundadora e Presidente da Associação Portuguesa de Falcoaria, grémio que teve origem em 1991.

Conselheira da Comissão Pontifícia para os Bens Culturais da Igreja, membro da Junta da Fundação Casa de Bragança desde 1985, tornou-se em 2002 a primeira mulher Presidente da referida Fundação. Foi Presidente da Direcção da Comissão Nacional Portuguesa (CNP) do Conselho Internacional dos Museus (ICOM) entre 1986 e 1991. Foi correspondente nacional do Prémio Europeu do Museu do Ano do Conselho da Europa entre 1979 e 2002. No âmbito do ensino universitário começou a leccionar na Universidade Lusíada em 1989 e desde 1995 na Universidade Católica Portuguesa (UCP).

Em Abril de 2007 foi convidada a coordenar a comissão instaladora do Museu São João de Deus – Psiquiatria e História inaugurado em 2009 na Casa de Saúde do Telhal. Foi a Primeira Directora do Museu do Oriente em 2008. São também muitas e variadas as páginas que ao longo da vida tem dado à estampa, destaquemos, entre elas, o primeiro volume, editado em 1971, O Palácio dos Senhores do Infantado em Queluz, estudo sugerido por Mário Tavares Chicó.

Com uma agenda preenchida e uma permanente noção de urgência do tempo, não teve muitos momentos ao longo da sua extensa e notável carreira para tomar consciência do seu pioneirismo, que se deve lembrar e agradecer. É justamente o que tentamos fazer com esta homenagem nacional. O tributo é iniciado com uma breve conferência sobre a sua trajetória notável por Sandra Leandro, Directora do MNFMC. Na mesa-redonda em que estão representadas as três Academias, participam Vítor Serrão, Marco Daniel Duarte e António Vidigal cada um testemunhando a acção de Natália Correia Guedes na Academia de Ciências, de História e de Belas-Artes. A mesa-redonda sobre Museologia conta com a presença e testemunhos de Ana Brandão, que trabalhou muito de perto com a homenageada, por exemplo, no Museu do Traje; Isabel Silveira Godinho, Colega e amiga de Natália Correia Guedes e Directora Reformada do Palácio da Ajuda; João Neto presidente da APOM (Associação Portuguesa de Museologia) e Maria de Jesus Monge, Presidente do ICOM (International Council of Museums) Portugal. A mesa-redonda que testemunha a sua presença e acção nas Universidades contará com os seguintes Colegas e Ex-Estudantes: Maria Isabel Roque, Filipe Serra, Luís Neves e Paula Basso. O tributo termina com um apontamento sobre a acção de Natália Correia Guedes na Falcoaria Real de Salvaterra de Magos por Patrícia Leite.

Destaquem-se ainda dois outros momentos que abrilhantam a homenagem: às 12h15, uma visita-orientada pelo Professor Vítor Serrão ao Retábulo da Ermida de São Brás do Bombarral, actualmente em exposição numa das salas do MNFMC e um breve concerto de flauta, cerca das 16h00, com Monika Streitová, que nesse Dia da Mulher tocará duas peças das Compositoras S. Bodorová e M.Ptaszynska. O programa total a não perder, intitula-se «Museu-Mulher: um tributo a Natália Correia Guedes (1943)».

Populares