02 Dez. 2021
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Évora - "Portadores de Arte" apresentou trabalhos feitos com a população em Nª Sª de Guadalupe

Évora - "Portadores de Arte" apresentou trabalhos feitos com a população em Nª Sª de Guadalupe CM Évora
Regional 05 Set. 2021

“Portadores de Arte – Projecto de mediação artística e de comunidade” esteve no dia 2 de Setembro de 2021 na freguesia de Nª Sª de Guadalupe para o encerramento das actividades que aí desenvolveu nos últimos três meses com a participação dos habitantes da freguesia, nomeadamente com os seniores. Desse trabalho resultou “O Estendal da Memória – Mostra de Artes” que esteve patente no Largo Abel Augusto e celebra “As Pessoas, as Memórias, a Paisagem e os Sons”. O evento culminou com um lanche estimulador da partilha de vivências, amizade e convívio e a apresentação das “Curtas de Guadalupe”, uma mostra de pequenos vídeos realizados nas oficinas que decorreram entre Junho e Agosto.

“A arte e cultura aproximam, unem, desafiam-nos a todos a ser melhores pessoas e a comprometermo-nos com um bem maior, criativo, solidário, colectivo e participativo” considera Rita Piteira, a Curadora do projecto Portadores de Arte, o qual “quer continuar a contribuir, através da construção de pontes de acesso e de união entre comunidades, territórios, memória e imaginário, e da descoberta e valorização do potencial criativo de cada um”.

Caio Priori dos Santos, Gheysla Nascimento, Joana Calhau e São Pires constituem a equipa de Nª Sª da Tourega e de Nª Sª de Guadalupe que dinamizou este trabalho com a comunidade do qual resultou também a exposição/mostra “Arte pela Aldeia” onde foram apresentados vários testemunhos artísticos nas áreas da Fotografia, do Bordado, das Artes Plásticas, do Teatro, da Poesia Popular e Cante Alentejano.

Portadores de Arte é uma iniciativa da Capote – Associação Cultural em coorganização com a Câmara Municipal de Évora. Em Nª Sª da Tourega e Nª Sª de Guadalupe contou com o apoio da União de Freguesias, da Associação de Pais de Guadalupe, do Grupo Desportivo de Guadalupe, do Jardim de Infância Água de Lupe, da Associação de Idosos de Guadalupe e da Ebora Megalithica.

Recorde-se que, numa primeira fase, foram desenvolvidos projectos e dinâmicas criativas regulares, envolvendo activamente as comunidades com oficinas e intervenções nas áreas da música, dança, teatro, artes visuais, ofícios, saberes e tradições, promovendo a participação e o acesso à arte de forma equitativa, inclusiva e regular.

O projecto contou com 23 portadores de arte e esteve presente em seis freguesias – Bacelo e Sª da Saúde, Canaviais, Nª Sª da Graça do Divor, S. Sebastião da Giesteira e Boa-Fé, Nª Sª da Tourega e Nª Sª de Guadalupe e S. Miguel de Machede. Na próxima semana será a vez de mostrar os trabalhos finais e a criatividade da população das demais freguesias envolvidas no projecto.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31