10.9 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora: Sociedade Harmonia Eborense evita encerramento através de campanha de angariação de fundos na Internet

Foto: Gustavo Val-Flores | Observador

A Sociedade Harmonia Eborense (SHE), em Évora, é uma associação sem fins lucrativos e um dos mais emblemáticos espaço culturais da cidade de Évora. Esta “casa aberta” é palco para muitos artistas eborenses e de todo o Alentejo.

O ano de 2020 trouxe consigo consigo um desafio ao sector da cultura e a SHE viu-se obrigada a fechar as suas portas por força da pandemia  COVID-19 e pelo preço alto do arrendamento do espaço, que se situa na Praça do Giraldo em Évora.

A Sociedade, na iminência de vir a encerrar definitivamente, lançou uma campanha de angariação de fundos (crowdfunding) na esperança de estabilizar financeiramente a num nível que permita o funcionamento da casa.

A campanha de angariação de fundos intitulada de “E se a SHE fechasse?”, foi criada dia 22 de janeiro e, até à data de hoje, já angariou 9.300€ dos 15.000€ que delineou como meta. Em quase três dias já foram conseguidos através da campanha quase 10 mil euros.

“Ficámos muito surpreendidos” com a “onda de solidariedade” que se gerou em torno da SHE, afirma o presidente da Harmonia, Pablo Vidal, avança a DianaFM.

Além das doações, adianta, a associação tem recebido “mensagens de apoio” e alguns sócios menos ativos até voltaram a pagar as quotas.

A Associação com 171 anos de existência, encontra-se sem receitas, porque a sede tem as portas fechadas devido às medidas restritivas da pandemia de covid-19, mas as despesas mantêm-se.

A campanha de Crowdfunding “E se a SHE fechasse?”, está disponível aqui, na plataforma “GoFundMe”, com o objetivo de angariar 15 mil euros.

 

Populares