Evora

Évora: Vereador Henrique Sim-Sim toma posse na primeira reunião pública do mandato de 2021-2025

Regional 21 Out. 2021

Em Reunião Pública de 20 de Outubro de 2021 a Câmara de Évora procedeu à instalação e debateu funcionamento do Executivo.

A primeira reunião pública do mandato de 2021-2025 foi marcada pela tomada de posse do Vereador Henrique Sim-Sim, eleito pela Coligação Mudar com Confiança (Partido Social Democrata, Centro Democrático Social/Partido Popular, Movimento Partido da Terra, Partido Popular Monárquico) que se encontrava no estrangeiro aquando da tomada de posse da Câmara Municipal de Évora, ocorrida a 15 de outubro passado, conforme nota de imprensa enviada à nossa redação.

Assim, constituem o Executivo Municipal os seguintes eleitos: Presidente - Carlos Manuel Pinto de Sá (CDU), Vice-Presidente - Alexandre Manuel Varela (CDU) e os Vereadores: José Gabriel Calixto (PS), Henrique Sim-Sim (Coligação Mudar com Confiança), Florbela da Luz Fernandes (Movimento Cuidar de Évora), Lurdes Judite Nico (PS) e Patrícia José Raposinho (Coligação Mudar com Confiança).

Após a sessão de boas vindas, assinalada pela vontade de todo o Executivo de trabalhar com espírito construtivo em prol do desenvolvimento de Évora, entrou-se na Ordem do Dia.

No primeiro ponto, instalação e funcionamento, o Executivo consensualizou, com base nas propostas iniciais apresentadas pelo Presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá, a metodologia de funcionamento das reuniões de Câmara. De seguida, o Presidente da Câmara propôs que fosse criado um grupo de trabalho para a revisão do Regimento, o que foi unanimemente aprovado, tendo vários eleitos manifestado a intenção de apresentar alterações. Foi, ainda, aprovado o calendário das reuniões de Câmara até ao final do ano, o qual poderá ser alterado no âmbito da revisão do Regimento.

Carlos Pinto de Sá informou ainda que, devido ao facto do Vereador Henrique Sim-Sim se encontrar ausente nas últimas semanas, foi feita uma pausa nas negociações com as forças políticas com o objectivo de se procurar a forma de governação do Município. O diálogo e as negociações serão, agora, retomadas procurando-se que, na próxima reunião de Câmara, a 27/10, possam estar concluídas.

Carlos Pinto de Sá informou, também, que por seu despacho e no uso de competências próprias, nomeou o Vereador Alexandre Varela como novo Vice-Presidente da Câmara, o qual exercerá as suas funções como Vereador a tempo inteiro.

O Presidente da Câmara convidou os vereadores a definir horários de atendimento aos munícipes. Nessa sequência, os eleitos pela CDU mantém o atendimento às quintas-feiras, entre as 16 e as 19 horas. O Movimento Cuidar de Évora terá, igualmente, aquele horário. A Coligação Mudar com Confiança também atenderá os munícipes às quintas-feiras, das 17,30h às 19 horas. O PS definirá o horário de atendimento aos munícipes posteriormente.

O Presidente da Câmara Municipal informou sobre o início imediato de preparação das Opções do Plano e Orçamento para 2022, tendo convidado todos os eleitos a participarem ativamente na elaboração daqueles documentos essenciais ao funcionamento do Município, que recolherá também os contributos das instituições e população. Apelou à negociação e a um entendimento alargado, propondo que se aponte a conclusão do processo até final de 2021. Findos os trabalhos, seguiu-se a visita dos Vereadores aos respetivos gabinetes.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31