Imprimir esta página

Evora

Évora volta a receber a Residência Cisterciense sob o tema "Natureza, Paisagem, Locus.."

Regional 12 Set. 2021

Entre os próximos dias 17 e 18 de setembro decorrerá a IX Residência Cisterciense - S. Bento de Cástris 2021, que terá lugar no Mosteiro de S. Bento de Cástris (Évora). As inscrições são gratuitas, com limite de 25 vagas.

Sob o tema  "Natureza, Paisagem, Locus: as Casas monásticas, a interpretação e o uso dos recursos naturais" a Residência Cisterciense de 2021 procurará o afeiçoar da PAISAGEM de São Bento de Cástris pelos participantes na iniciativa e, a partir da perceção da biodiversidade alentejana, entender, da cerca ao montado, como é que a paisagem se manifesta na cozinha, na botica, no claustro, nas celas, no suporte escrito do acervo do mosteiro.
Num modelo distinto dos anos anteriores, a Residência o objetivo primeiro da IX Residência é, pois, conseguir trazer a cerca e o montado, o circundante e o distante, para dentro da Casa, privilegiando as aportações conseguidas pelas aproximações ao assunto através de estudos de Cultura Material (produção, uso e consumo).

A organização é da Direção Regional de Cultura do Alentejo, Universidade de Évora - CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora e Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Fonte: DRC