Imprimir esta página

Evora

Exposição e concerto em Évora assinalam comemorações do Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul

Regional 19 Jan. 2022

A Força Aérea, a Marinha e o Município de Évora juntam-se para assinalar os 100 Anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul.

Das comemorações da efeméride fazem parte uma exposição e um concerto aberto à população. No Palácio D. Manuel estará patente ao público, entre os dias 21 e 31 de janeiro, uma exposição itinerante comemorativa do centenário da travessia.

A cerimónia de abertura da mostra acontece no próximo dia 21, sextafeira, às 14H00, e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, e com altas entidades da Marinha e da Força Aérea.

Mais informações sobre a exposição em https://www.marinha.pt/pt/100taas/ No Teatro Garcia de Resende, no domingo, 23 de janeiro, pelas 17H00, o centenário é assinalado com um concerto de entrada livre pela Banda da Força Aérea.

Recorde-se que a “A 30 de março de 1922 deu-se início à primeira travessia aérea do Atlântico Sul, protagonizada pelo Almirante Gago Coutinho e pelo Comandante Sacadura Cabral a bordo do hidroavião Fairey III, batizado “Lusitânia”, tendo como destino final o Rio de Janeiro.

Foi uma viagem bastante atribulada, na qual foram utilizadas três aeronaves. Depois de percorridas 4527 milhas em 62 horas e 26 minutos sobre o Oceano, os heroicos oficiais foram recebidos em festa pela população do Rio de Janeiro, a 17 de junho de 1922”, informa o sítio oficial da Marinha.