José Geadas, fadista e guitarrista alentejano (natural de Rio de Moinhos – Borba) já lamentou a morte do professor em nota de pesar, na sua página de Facebook, “Até sempre querido Joel”.

Morreu João Manuel Pina, o guitarrista que acompanhou por quase três décadas Amália Rodrigues.

Faria 101 anos no dia 17 de fevereiro.

O Museu do Fado lembra que “ao longo de décadas sucessivas e durante cerca de 80 anos de vida artística, Joel Pina contribuiu e protagonizou alguns episódios do maior significado para a história do Fado”

“Teve, entre outros, um contributo determinante para a consagração do Fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO). Com Amália Rodrigues, que acompanhou em palcos e gravações ao longo de 29 anos, levou o Fado ao mundo. Profundamente acarinhado por distintas gerações de intérpretes e músicos, Joel Pina foi – é – um nome Maior da música portuguesa e um amigo querido do Museu do Fado”, refere ainda.

Também nas redes sociais, surgem já reações de várias personalidades.

A fadista Kátia Guerreiro escreve: “Adeus, meu querido Professor Joel! Obrigada por tantos sorrisos, tanta música, tanta bondade!Que descanse em Paz nesse lugar bonito onde seguramente se encontra agora”.